Relatório de ações - Conselho de Defesa ao Meio Ambiente, COMDEMA, Piratininga 2017/2018.

Introdução

O COMDEMA é o conselho responsável por atuar em assuntos relacionados ao Meio Ambiente no município de Piratininga, formado por 12 membros titulares e 12 suplentes, segundo legislação 1.791/2008.

Em funcionamento ininterrupto desde 2015, o COMDEMA vem discutindo diversas ações dentre elas o desassoreamento do Córrego do Veado, plantios em áreas públicas, gestão ambiental dentro do programa estadual Município Verdeazul, entre outros.

A seguir as principais Atribuições do COMDEMA:

Membros da Equipe COMDEMA

Gestão 2017/2018

I - Representante da Câmara:

1 - Jose Miguel Pereira dos Santos

Luis Vanderlei Faria de Moraes Júnior

II - Representante de Meio ambiente e Agricultura

1 - Marcio Henrique Gomes dos Santos

Reginaldo Salvadeo dos Santos

III - Representante Coordenadoria da Educação

1 - Jussara Maria Paganini Ferreira

Maria do Carmo Soares Mendes

IV - Representante da Coordenadoria de Obras

1 - João Rogelio Alvares Reche

Paulo Sergio da Silva

V - Representante de entidades ambientalista

1 - Diego Piza Moraes

Octaviano Khalil Axcar

VI - Representante de associação de bairro

1 - Tiago Franzolin Soares

Marcelo Jose Correa

VII - Representante de diversos segmentos da sociedade

1 - Antonio Álvares Rodrigues.

Luiz Vanderlei Faria de Moraes

2 -Rafael Fernandes Swenson

Regiane Cardozo Oliveira Silva

VIII - Representante de entidades ruralistas:

1 - Renato Theodoro Delgado

Aloisio Costa Sampaio

IX Representante da Coordenadoria de Saúde

1 - Denise Peres Mandele Casali

Joseane Turato

X Representante da Sabesp

1 -Jorge Luiz Sarturato

Clauber Barbosa Andrade

XI Representante OAB

Dr° Pedro José Kirillos Neto

Drª Jessica Gimenes Julião

Pautas Previstas em Reuniões Ordinárias:

Inicialmente foram previstas as pautas a seguir:

Pontos debatidos e resultados

Dentre os principais feitos realizados, nos últimos 12 meses, podemos citar:

• A doação de mudas e plantio, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente e outros, como podemos verificar na imagem a seguir:

Fotos da doação de mudas no desfile Cívico.

Fotos da área plantada após doação via COMDEMA.

As duas ações possibilitaram a doação e plantio de mais de 350 mudas no município.

• Conquista da qualificação do selo do Programa de Gestão Ambiental “Município Verdeazul”

Graças ao apoio do conselho o município de Piratininga conquistou 54 pontos, o que possibilitou sua qualificação para o Certificação final em 2018.

• Foi debatido a mudança da lei da arborização urbana municipal em relação ao espaço árvore, atualmente o processo se enconta no setor de obras da Prefeitura.

Imagem de um exemplo de espaço arvore implantado

• Também foram aprovados projetos de arborização urbana de novos loteamentos, alguns deles com condicionantes que aumentaram em até 10% a quantidade de mudas a serem plantadas inicialmente.
  • Foi elaborada resolução modificando a periodicidade das reuniões do COMDEMA.
  • Debatido e elaborado minuta de lei referente ao tema “IPTU Verde”, afim de se estimular as ações voltadas ao meio ambiente atraves do desconto no IPTU, ficaram definidas as seguintes diretrizes iniciais:

Atualmente o processo enconta-se arquivado pela necessidade de reserva orçamentária para o tal.

• Foi debatido e definido inicialmente a câmara técnica de Educação Ambiental, representada pelos membros do Comdema a seguir:

O Objetivo é criar uma comissão com membros do poder público e da sociedade civil para sistematizar as ações de educação ambiental no município.

• Por fim foi apresentado o Plano de Gestão Ambiental e documentos comprobatórios que serão entregues a programa município Verdeazul, o qual trata 10 diretivas relacionadas ao meio ambiente do Município.

Obs.: em anexo seguem todas as atas das reuniões ordinárias assinadas referente ao período citado.

Imagens da Ultima Reunião do COMDEMA realizada em setembro 2018

Arquivos para Download