PREFEITURA DE PIRATININGA REALIZA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NA ARBORIZAÇÃO URBANA

A ação ocorreu no dia 28 de dezembro e contou com a presença de 9 pessoas, entre membros da igreja e colaboradores.

Através da parceria entre a Prefeitura Municipal, Igreja Católica e Fruto Urbano Piratininga, foi realizado plantio de aproximadamente 20 mudas de árvores apropriadas para arborização urbana, dentre elas o Ipê Branco, a Aroeira Pimenteira entre outros.

Além da execução e orientação da prática de plantio, quanto à qualidade das mudas, profundidade das covas, espaço árvore, calçada ecológica, adubação entre outros, foram abordados temas como a importância da arborização urbana para a conservação de nossa biodiversidade, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da cidade.

O “Espaço Árvore” é um conceito da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo referente ao local destinado ao plantio de árvores, compatíveis com o crescimento do tronco e das raízes e tem como finalidade melhorar as condições do espaçamento adequado em sua base, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento, promovendo o crescimento saudável e garantindo a integridade arbórea.

Uma das orientações desse conceito é que os canteiros nas calçadas tenham como medidas básicas 40% do calçamento destinado à largura e o dobro para o comprimento. Além disso, quem implantar o Espaço Árvore deverá respeitar uma margem de no mínimo 1,2 metro para a passagem dos pedestres (em respeito às leis de acessibilidade).

Sem dúvidas a ação de educação ambiental junto aos participantes irá colaborar com a formação de uma consciência ambiental dos mesmos, estimular a população em novos plantios, além de embelezar nossa cidade.

Mais informações sobre Arborização Urbana consulte o link: http://www.piratininga.sp.gov.br/paginas/portal/paginaInterna?id=9