Coordenadoria de Meio Ambiente realiza atividade de orientação a Educação Ambiental nas escolas do município.

A parceria entre as Coordenadorias de Meio Ambiente e Educação do município de Piratininga possibilitou a ação de orientação a educação ambiental e entrega do Manual prático de atividades voltadas ao Meio Ambiente para professores, coordenadores e diretores escolares presentes no município.

Foram alvo dessa atividade, realizada ao longo do mês de fevereiro, as Escolas: EMEI - Neusa Franzolin Fernandes, EMEF - Profª. Jacyra Motta Mendes e Prof°. Eduardo Velho Filho, atingindo mais de 70 profissionais envolvidos na rede de ensino público do município.

Também receberam o referido manual as duas escolas particulares presentes.

A Educação Ambiental é definida pela Política Estadual de Educação Ambiental – Lei 12780/07 como processo permanente de aprendizagem e formação individual e coletiva para reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências; visando à melhoria da qualidade da vida e uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que a integra.

Assim, as atividades e práticas educativas são voltadas à sensibilização, conscientização, mobilização e formação coletiva para proteção e defesa do meio ambiente, com consequente melhoria da qualidade da vida.

Um dos objetivos dessa ação é de, além da palestra de orientação quanto a importância de atividades práticas de educação ambiental, estreitar o contato entre empresas, associações, ong´s, entre outros que realizam de alguma maneira ações de educação ambiental, com os coordenadores de educação, diretores de escolas e professores, afim de fomentar alternativas diversas para realização de ações concretas de educação ambiental no Município de Piratininga.

Importante ressaltar que as atividades práticas de educação ambiental são de estrema importância para o desenvolvimento de uma consciência ambiental de nossos alunos e quando realizada através de visita ou aula prática desperta ainda mais o interesse dos alunos e possibilita o desenvolvimento posterior em sala de aula.

Nossa região possui diversas instituições que realizam atividades de educação ambiental com foco nas mais distintas áreas como água, esgoto, resíduos, fauna, flora entre outros, nessa primeira edição foram indicadas 12 possibilidades em diferentes áreas.

A educação ambiental é ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma cultura ambiental da população e o desenvolvimento sustentável.

Demais interessados em participar de novas edições dessa cartilha e sugestões favor entrar em contato através do email: [email protected]

 

Compartilhar

Comentários

    Nenhum comentário registrado. Seja o primeiro!

Deixar um comentário

Atenção: seu e-mail não será publicado.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...