Fique por dentro das notícias de Piratininga, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 20/05/2019 - Prefeitura de Piratininga realiza a primeira reunião da Comissão de Educação Ambiental Municipal.

     No ultimo dia 10 foi realizada a primeira reunião da comissão de educação ambiental de Piratininga. A comissão foi sugerida e formada por membros do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa ao Meio ambiente.

    O objetivo da mesma é implementar o Programa Municipal de Educação Ambiental Municipal, com base na lei municipal n°1.862/09 e decreto 2.439/10, bem como a Política Nacional de Educação ambiental PNEA – (Lei n°9795/99).

    A comissão é formada por 20 integrantes do poder executivo e da sociedade civil, dentre eles representantes da saúde, educação, meio ambiente, assistência social, empresas, universidades, escolas particulares além de alguns membros do próprio COMDEMA.

    Serão discutidas ações e estratégias de educação ambiental para que possam ser inseridas de maneira sistemática em nosso município as premissas voltadas à Água, Ar, Resíduos, Esgoto, Biodiversidade, Uso do solo, Sustentabilidade e Arborização Urbana.

    A Politica Nacional de educação ambiental visa a elaboração do programa de Educação ambiental de maneira participativa e envolvendo diversos setores do poder público e da sociedade civil.

    A união dos membros os quais já trabalham com educação ambiental de alguma maneira, só tem a somar para ações maiores e resolução de problemas em comum.

    Na oportunidade também foi exposto o Manual Prático de Orientação a Educação Ambiental com diversas locais em nossa região que fazem trabalho de educação ambiental em suas diversas áreas como tratamento de água, produção de mudas, tratamento de resíduos entre outros.

  • 13/05/2019 - João Oja Neto, Coordenador Municipal de Cultura e Turismo, destacou conquista do MIT

    Em 2018 Piratininga foi qualificada como MIT – Município de Interesse Turístico, uma conquista histórica para o município desejada há muito tempo. "Tornar-se um município turístico foi sonho piratiningano por décadas, desde quando se encontrou águas termais em seu subsolo", segundo João Oja Neto, Coordenador Municipal de Cultura e Turismo. 

    Piratininga priorizou a reativação do COMTUR e realização do Plano Diretor de Turismo, atendeu a todos os requisitos de planejamento necessários para a aprovação técnica e a qualificação como MIT. E, posteriormente, com apoio do Deputado Estadual Pedro Tobias, teve a aprovação do pleito no plenário da ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

    Piratininga demonstrou o seu potencial turístico à Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo e em 2018 o sonho se tornou realidade com aprovação e chancela do Estado. Esta importante conquista foi uma das publicações da edição nº 01 do Boletim Informativo "Destino Piratininga", iniciativa implementada pela Coordenadoria Municipal de Cultura e Turismo neste ano de 2019. "O Boletim Informativo é uma importante ferramenta de comunicação destinada ao COMTUR, aos empresários da cadeia produtiva do turismo e para os gestores municipais. Neles mostramos todas as iniciativas em prol do desenvolvimento turístico de Piratininga", esclarece o coordenador João Oja Neto.

  • 04/04/2019 - Prefeituras da região realizam Curso de Poda para funcionários públicos!

    O curso, realizado no dia 28 de março, só foi possível através da parceria entre as 16 prefeituras da região envolvidas na ação. Além delas outros municípios também participaram com um total de aproximadamente 90 pessoas.

    Esse ano foi sediado no município de Barra Bonita e foram ministradas aulas teóricas e práticas envolvendo os temas como: “Importância da Arborização Urbana”, “Segurança na poda de árvores quando próximos da rede elétrica”, “Legislação – Arborização municipal e Crimes Ambientais” e “Equipamento de proteção individual – EPI”.

    Segundo a Legislação Municipal 2.107/13, que trata assuntos relacionados a arborização urbana, a poda ou supressão deverá ser realizada por pessoa treinada e cadastrada na prefeitura. Essa premissa, além de colaborar com a realização de podas que não irão comprometer o desenvolvimento das árvores, também protege os trabalhadores os quais recebem orientações de uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e segurança do trabalho.

    Nos últimos anos a parceria possibilitou o treinamento de vários funcionários do poder público, nessa oportunidade, em Piratininga, participaram 5 funcionários públicos envolvidas na poda e manutenção de praças da cidade.

    Essa ação colabora com à manutenção adequada das árvores presentes na área urbana do Município, além de auxiliar na pontuação dos municípios no programa de Gestão Ambiental Estadual, “Município VERDEAZUL”.  O programa dá prioridade para esse tipo de treinamento e entende que a manutenção adequada das árvores é de extrema importância para a conservação de nosso meio ambiente e qualidade de vida da população.

    A poda quando realizada de maneira inadequada, além de prejudicar o crescimento e estimular brotação excessiva, pode causar a morte da mesma.

    Colabore você também com o meio ambiente preserve as árvores de nossa cidade!

     

    Imagem da aula prática

  • 04/04/2019 - Prefeitura de Piratininga em parceria com o Senar realiza ação de estimulo a conservação e produção de água.

    A ação, marcada pelo evento “Piratininga Produtor de Água, teve o apoio do SENAR e a colaboração da Aciflora, AES Tietê, Duratex, Cati e Museu do Café, onde foram debatidos temas como a importância da conservação das nascentes para produção de água, produção agrícola, formas de doação de mudas e projetos de recuperação ambiental. Além dos produtores rurais do município também estiveram presentes técnicos e produtores da região.

    O dia da ação, dia 22 de março, é o dia em que se comemora o dia mundial da água, uma data simbólica para lembrarmos de quão importante é esse bem que utilizamos várias vezes ao longo do dia, todos os dias de nossas vidas, sem se quer perceber que estamos utilizando.

    Ela faz parte do programa Estadual Município Verdeazul o qual direciona e sistematiza a gestão ambiental dos municípios.

    Existem no município de Piratininga diversas áreas de preservação permanente, APP, rurais carentes de vegetação nativa, dentre elas as nascentes.

    Essa vegetação nativa é de estrema importância para o desenvolvimento de ecossistemas e manutenção de nossos rios.

    Aproximadamente 50% do município está dentro da APA (área de proteção ambiental) estadual do Rio Batalha e sua produção hídrica é de estrema importância para a região. Em especial o município vizinho, Bauru, que 40% de seu consumo para uso humano vem desse importante rio que atravessa Piratininga.

    Os produtores rurais detêm a maior parte dessas importantes áreas.

    Em números foram levantadas cerca de 600 nascentes do município, o qual foi dividido em 6 microbacias, nessa etapa do trabalho foi dado ênfase nas propriedades a jusante da captação de água do DAE (Departamento e água e Esgoto) de Bauru.

    O objetivo principal é de apoiar ações de conservação das águas e criar alternativas para apoio junto aos produtores.

    O estimulo a conservação de nossas florestas em especial as próximas as fontes de água e de extrema importância para a conservação desse recurso tão importante.

    Produtor rural procure a prefeitura municipal caso necessite de apoio para conservar suas nascentes e rios!

     

    Você Sabia?

    O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

     

    Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

     

  • 22/03/2019 - COMDEMA de Piratininga realiza ação de plantio de mudas em parceria com a Creche Jamile Haddad Maluf.

    A ação ocorreu no dia 21 de março e além da presença dos alunos e professores da Creche, contou com a colaboração do COMDEMA, da Prefeitura Municipal e de Alunos do curso de Engenharia Civil de Bauru.

    O Plantio foi possível graças a doações realizadas ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e parceria entre o COMDEMA (conselho municipal de defesa ao meio ambiente), e a Creche e berçário Jamile Haddad Maluf.

    Foram plantadas 9 mudas de árvores apropriadas para arborização urbana, dentre elas o Ipê Branco, a Brinco de Índio e o Sabão de Soldado, além de gramas e flores. As mudas irão colaborar com a redução de incidência de sol na Creche, melhorando o bem estar de nossos alunos além de embelezar a cidade.

    Além do Plantio realizado junto aos alunos e professores foram abordados temas como a importância da arborização urbana, cuidados com as mudas e a relação com nossa qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da cidade. Também foi exposto a importância do “espaço árvore” em área urbana.

    O “Espaço Árvore” é um conceito da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo referente ao local destinado ao plantio de árvores, compatíveis com o crescimento do tronco e das raízes e tem como finalidade melhorar as condições do espaçamento adequado em sua base, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento, promovendo o crescimento saudável e garantindo a integridade arbórea.

    Uma das orientações desse conceito é que os canteiros nas calçadas tenham como medidas básicas 40% do calçamento destinado à largura e o dobro para o comprimento. Além disso, quem implantar o Espaço Árvore deverá respeitar uma margem de no mínimo 1,2 metro para a passagem dos pedestres (em respeito às leis de acessibilidade).

    Parabéns à nossa cidade e ao COMDEMA de Piratininga pela ação!

    Sem dúvidas a ação de educação ambiental junto aos participantes irá colaborar com a formação de uma consciência ambiental dos mesmos, estimular a população em novos plantios, além de estimular o plantio em nossa cidade.

    Mais informações sobre Arborização Urbana consulte o link: http://www.piratininga.sp.gov.br/paginas/portal/paginaInterna?id=9

  • 20/12/2018 - Campanha em Prol ao Meio Ambiente arrecada mais de 2.600 litros de óleo em 2018.

    O resultado foi divulgado pela empresa responsável pela coleta e destinação adequado do óleo de cozinha usado no último mês.

    Pelo quarto ano consecutivo a parceria entre as coordenadorias de Meio Ambiente, Educação e a empresa ADN possibilitou o recolhido do equivalente a 2.900 embalagens cheias de óleo de cozinha usado, daquelas que encontramos no supermercado.  

    Nesses quatro anos de campanha já foram recolhidos e destinados adequadamente quase 8.500 de óleo de cozinha usado.

    Com a destinação correta e reciclagem evitou-se diretamente que mais de “130.000.000” de litros de água fossem contaminados e deu-se origem a novos produtos, como Desmoldantes e Desengraxantes.

    O Objetivo da campanha é promover a coleta de óleo de cozinha usado no município, orientando a comunidade sobre a importância dessa atitude como fonte de trabalho, renda e de cuidado com a natureza.

    A cada dois litros de óleo levado à escola, o aluno recebeu um detergente novo. Além disso as escolas receberam uma bonificação em relação ao volume coletado e também tiveram a oportunidade de ganhar tabletes e notebooks no final da campanha.

    As escolas se empenharam muito para o sucesso da campanha!

    Segundo a empresa, a Escola Jacyra Motta Mendes foi a que mais arrecadou no município, e ganhou dois Tablets.

    Ações como esta, além de promover a educação ambiental dos envolvidos, colabora com a preservação de nosso meio ambiente regional e a redução do uso de outras matérias primas com o reaproveitamento do material de maneira sustentável.

    As escolas participantes, através de seus alunos, pais, professores, funcionários e a população de maneira geral estão de parabéns pelo seu desempenho em defesa ao Meio Ambiente de nosso município!!!

    Em 2019 a campanha continua, logo divulgaremos os locais de recolhimento e troca!

     

  • 14/11/2018 - Prefeitura de Piratininga viabilizou Curso de Poda para profissionais da área!

    O curso, realizado na última semana de outubro, só foi possível através da parceria entre a Coordenadoria de Meio Ambiente de Piratininga e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru.

    Foram ministradas aulas teóricas e práticas envolvendo os temas como: “Importância da Arborização Urbana”, “Segurança na poda de árvores quando próximos da rede elétrica”, “Legislação – Arborização municipal e Crimes Ambientais” e “Equipamento de proteção individual – EPI”.

    Segundo a Legislação Municipal 2.107/13, que trata assuntos relacionados a arborização urbana, a poda ou supressão deverá ser realizada por pessoa cadastrada na prefeitura. Essa premissa, além de colaborar com a realização de podas que não irão comprometer o desenvolvimento das árvores, também protege os trabalhadores os quais recebem orientações de uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e segurança do trabalho.

    Nos últimos anos a parceria possibilitou o treinamento e cadastro de quase 10 “podadores” e vem colaborando com a pontuação dos dois municípios no selo de Gestão Ambiental Estadual, “Município VERDEAZUL”, além de auxiliar na manutenção adequada das árvores presentes na área urbana do Município.

    A poda quando realizada de maneira inadequada, além de prejudicar o crescimento e estimular brotação excessiva, pode causar a morte da mesma.

    Para consultar a relação dos podadores e outras orientações entre em “Interesse Público” no site da Prefeitura Municipal (http://www.piratininga.sp.gov.br).

    Interessados em se cadastrar como “Podador” na prefeitura de Piratininga entrar em contato com a Coordenadoria de Meio Ambiente através do telefone 14 32659530 ou encaminhar solicitação ao email [email protected].

    Aula Teorica

     

    Aula Pratica

     

    O Calor está violento? Faça justiça com as próprias mãos!

    PLANTE UMA ÁRVORE!

  • 01/08/2018 - Relatório de ações - Conselho de Defesa ao Meio Ambiente, COMDEMA, Piratininga 2017/2018.

    Introdução

    O COMDEMA é o conselho responsável por atuar em assuntos relacionados ao Meio Ambiente no município de Piratininga, formado por 12 membros titulares e 12 suplentes, segundo legislação 1.791/2008.

    Em funcionamento ininterrupto desde 2015, o COMDEMA vem discutindo diversas ações dentre elas o desassoreamento do Córrego do Veado, plantios em áreas públicas, gestão ambiental dentro do programa estadual Município Verdeazul, entre outros.

    A seguir as principais Atribuições do COMDEMA:

    Membros da Equipe COMDEMA

    Gestão 2017/2018

    I - Representante da Câmara:

    1 - Jose Miguel Pereira dos Santos

    Luis Vanderlei Faria de Moraes Júnior

    II - Representante de Meio ambiente e Agricultura

    1 - Marcio Henrique Gomes dos Santos

    Reginaldo Salvadeo dos Santos

    III - Representante Coordenadoria da Educação

    1 - Jussara Maria Paganini Ferreira

    Maria do Carmo Soares Mendes

    IV - Representante da Coordenadoria de Obras

    1 - João Rogelio Alvares Reche

    Paulo Sergio da Silva

    V - Representante de entidades ambientalista

    1 - Diego Piza Moraes

    Octaviano Khalil Axcar

    VI - Representante de associação de bairro

    1 - Tiago Franzolin Soares

    Marcelo Jose Correa

    VII - Representante de diversos segmentos da sociedade

    1 - Antonio Álvares Rodrigues.

    Luiz Vanderlei Faria de Moraes

    2 -Rafael Fernandes Swenson 

    Regiane Cardozo Oliveira Silva

    VIII - Representante de entidades ruralistas:

    1 - Renato Theodoro Delgado

    Aloisio Costa Sampaio

    IX Representante da Coordenadoria de Saúde

    1 - Denise Peres Mandele Casali

    Joseane Turato

    X Representante da Sabesp

    1 -Jorge Luiz Sarturato

    Clauber Barbosa Andrade

    XI Representante OAB

    Dr° Pedro José Kirillos Neto

    Drª Jessica Gimenes Julião

     

    Pautas Previstas em Reuniões Ordinárias:

    Inicialmente foram previstas as pautas a seguir:

    Pontos debatidos e resultados

    Dentre os principais feitos realizados, nos últimos 12 meses, podemos citar:

    • A doação de mudas e plantio, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente e outros, como podemos verificar na imagem a seguir:

     

    Fotos da doação de mudas no desfile Cívico.

    Fotos da área plantada após doação via COMDEMA.

    As duas ações possibilitaram a doação e plantio de mais de 350 mudas no município.

    • Conquista da qualificação do selo do Programa de Gestão Ambiental “Município Verdeazul”

    Graças ao apoio do conselho o município de Piratininga conquistou 54 pontos, o que possibilitou sua qualificação para o Certificação final em 2018.

    • Foi debatido a mudança da lei da arborização urbana municipal em relação ao espaço árvore, atualmente o processo se enconta no setor de obras da Prefeitura.

     

    Imagem de um exemplo de espaço arvore implantado

    • Também foram aprovados projetos de arborização urbana de novos loteamentos, alguns deles com condicionantes que aumentaram em até 10% a quantidade de mudas a serem plantadas inicialmente.
    • Foi elaborada resolução modificando a periodicidade das reuniões do COMDEMA.
    • Debatido e elaborado minuta de lei referente ao tema “IPTU Verde”, afim de se estimular as ações voltadas ao meio ambiente atraves do desconto no IPTU, ficaram definidas as seguintes diretrizes iniciais:

     

    Atualmente o processo enconta-se arquivado pela necessidade de reserva orçamentária para o tal.

    • Foi debatido e definido inicialmente a câmara técnica de Educação Ambiental, representada pelos membros do Comdema a seguir:

    O Objetivo é criar uma comissão com membros do poder público e da sociedade civil para sistematizar as ações de educação ambiental no município.

    • Por fim foi apresentado o Plano de Gestão Ambiental e documentos comprobatórios que serão entregues a programa município Verdeazul, o qual trata 10 diretivas relacionadas ao meio ambiente do Município.

    Obs.: em anexo seguem todas as atas das reuniões ordinárias assinadas referente ao período citado.

    Imagens da Ultima Reunião do COMDEMA realizada em setembro 2018

     

     

     

  • 25/09/2018 - Unidade da Saúde da Família de Piratininga é exemplo de Sustentabilidade!

    O prédio público da UNIDADE DA SAÚDE DA FAMILIA II - JOÃO APARECIDO SIQUEIRA, é considerado “Modelo de Sustentabilidade” no município de Piratininga.

     

    A unidade, localizada na Rua Felix Pola esquina com Luis Guarnieli, possui diversas estruturas que colaboram com o uso sustentável de recursos naturais e é um exemplo a ser seguido no município.

     

    A união entre as Coordenadorias de Saúde, Obras e Meio Ambiente, influenciadas pelo programa de Gestão Ambiental Estadual “Município Verdeazul”, possibilitou a tomada de decisões para alguns itens.

     

    Dentre as estruturas presentes na área podemos citar:

    • Áreas permeáveis com plantio de gramíneas, possibilita a manutenção da água no solo e lençol freático.
    • Janelas e portas de vidro, possibilita a entrada de luminosidade natural e economiza o uso de energia renovável, economia de energia.
    • Lâmpadas Fluorescente, possibilita a utilização de iluminação de menor consumo de recurso renovável, economia de energia.
    • Sistema de iluminação emergencial com lâmpadas de LED, possibilita a utilização de iluminação de menor consumo de recurso renovável.
    • Árvores nativas, colabora com à neutralização de CO2 na atmosfera, manutenção dos recurso hídricos e manutenção da biodiversidade.
    • Vasos com Caixa acoplada, possibilita a redução do consumo de água e economiza o uso recurso hídrico.
    • Torneiras com válvulas que economizam água, possibilita a redução do consumo de água e economiza o uso recurso hídrico.
    • Sistema de coleta de água de Chuva, possibilita a redução do consumo de água e economiza o uso recurso hídrico. A água recolhida possibilita utilização nas áreas permeáveis gramadas e utilização em diversas atividades como exemplo limpeza de áreas externas.
    • Área de deposição de resíduo domiciliar e infectado, o armazenamento adequado desses materiais colabora com a manutenção e conservação pela não contaminação do solo e água.

     

    Além disso a “instalação modelo de sustentabilidade” possui itens indispensáveis relacionados a acessibilidade como portas e rampas adequadas.

    Esse prédio Modelo é usado como base pra implantação de novos prédios no município.

    As pequenas ações individuais são de estrema importância para a nossa Sustentabilidade, Uma ação local com pensamento Global.