Fique por dentro das notícias de Piratininga, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 20/09/2019 - Sabesp realiza ações de conservação da rede de esgoto e proteção ao meio ambiente de Piratininga.

    O munícipio de Piratininga, através da Sabesp, coleta mais de 96% do esgoto gerado, desses 100% é tratado. É um diferencial de nossa cidade se compararmos com grande parte dos municípios de nossa região.

    Atualmente estão presentes no município cerca de 4.209 ligações de esgoto gerando um volume estimado de 1.800.000 litros por dia.

    Para atender toda essa demanda a Sabesp segue um cronograma físico que está previsto no plano de saneamento Básico municipal.

    A coleta e tratamento desse material colabora, dentre outras coisas, com a não contaminação dos recursos hídricos bem como redução de focos de doenças.

    Para realização das atividades relacionadas ao tratamento de esgoto a Sabesp segue o Plano Municipal de Saneamento, o qual direciona ações relacionadas à expansão e remanejamento da rede de Esgoto e novas ligações.

    Em seis meses de trabalho a mesma executou mais de 200 ligações de esgoto e quase 9.000 metros de expansão de rede de esgoto.

    Essas ações são fundamentais para conservação de nossos recursos hídricos e solo, além de estarem diretamente relacionadas a saúde pública.

  • 20/09/2019 - Sabesp realiza ações de conservação dos recursos hídricos no município de Piratininga.

    A prefeitura municipal de Piratininga, através da Sabesp, fornece água para abastecimento público.

    Essa atuação da Sabesp tem previsão em contrato até o ano de 2037.

    Atualmente estão presentes no município cerca de 4.550 ligações de água gerando um volume estimado de 2.238.000 litros por dia.

    Para atender toda essa demanda a Sabesp segue um cronograma físico que está previsto no Plano de Saneamento Básico Municipal.

    Como gestora do abastecimento público do município à empresa tem a responsabilidade de zelar por esse bem a qual explora, e realizar o mesmo de maneira a gerar o menor desperdício possível.

    Além da prefeitura à Arsesp - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo, também é responsável pelo acompanhamento dos serviços prestados pela Sabesp.

    A Sabesp realiza diversas ações voltadas a conservação desse recurso tão importante que é a água através da:

    • Troca de hidrômetros com mais de 8 anos na rede.
    • Pesquisa de vazamentos.
    • Troca de ramais de água.
    • Levantamento de fraude.

    Em 6 meses de ações foram executadas mais de 9000 pesquisas depontos de vazamento, a troca de quase 100 ramais de água. Além disso foram avaliadas, durante a leitura da água, possíveis irregularidades nos hidrômetros (fraudes).

    Por fim que as ações realizadas são de extrema importância para o uso racional da água em nosso município, de maneira sustentável, colabore você também com o meio ambiente, proteja nossos recursos hídricos!

  • 20/09/2019 - Prefeitura de Piratininga realiza ação de conservação de solo e estradas rurais.

    O município de Piratininga está presente entre as bacias hidrográficas do Tietê-Batalha e do Médio-Paraná e possui vários tipos de solos.

    Esses solos apresentam características que favorecem os processos erosivos no município.

    Ações de conservação do solo em nossa região são de estrema importância para se prevenir processos geodinâmicos que possam acarretar em erosões e por consequência assoreamento de rios.

    A prefeitura vem acompanhando e agindo na conservação do solo das propriedades bem como a conservação das estradas rurais. O município de Piratininga possui uma grande malha viária na área rural o que exige grandes esforços para conservação.

    Nesse contexto foi apontado área com erosão em estrada municipal não asfaltada, propriedade de empresa floresta.

    A erosão no local foi identificada pela prefeitura e verificado que a causa da erosão era a ação de água pluvial decorrente da propriedade citada a qual estava em processo de reforma da cultura.

    A empresa detentora da área, foi notificada para que tomasse as medidas necessárias para controle do processo erosivo e recuperação da área alvo dessa ação. A mesma apresentou cronograma de execução das tarefas a serem executadas afim de se recuperar e sessar os processos erosivos no local.

    Após as devidas manutenções na área seguindo cronograma apresentado o processo erosivo na estrada foi cessado totalmente e a área recuperada, colaborando dessa forma com a conservação de nosso solo e recursos hídricos.

    A conservação do solo é fundamental para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e o bom relacionamento entre o poder público e o poder privado só tem a somar com nosso meio ambiente!

    Estrada municipal após execução das obras de conservação do solo.

  • 20/09/2019 - Escola Municipal realiza ação de sensibilização e mobilização da coleta seletiva através do uso de materiais recicláveis para confecção de brinquedos!

    A educação ambiental é ferramenta indispensável para conscientização da população e orientação quanto ao valor do material reciclável e as utilidades dos mesmos quando destinados de maneira adequada.

    Além disso a coleta e destinação dos materiais recicláveis colaboram com o aumento da vida útil de aterros, redução de focos de doenças, menor consumo de matéria prima entre outros.

    A EMEI - Neusa Franzolin Fernandes possui cerca de 330 alunos de 3 aos 5 anos, eles, após orientação dos professores, coletaram o material reciclável de interesse e trouxeram para a escola.

    Através de atividades em sala os mesmos realizaram a confecção dos materiais e criação dos brinquedos. Para essa ação foram coletados e utilizados os seguintes materiais:

    • Garrafa pet
    • Cabos de madeira
    • Cone de barbante

    Após a montagem dos brinquedos os mesmos foram utilizados como prendas na festa junina realizada na escola.

    Imagem de exemplo do cavalo e unicórnio confexionados com material reciclado.

    Imagem exemplo do Fantoche do palhacinho

     

    Essa ação de incentiva a coleta e reuso de materiais na escola faz parte da programação anual de educação ambiental da escola e vem ocorrendo nos últimos 4 anos, só em 2018 foram recolhidos mais de 250 itens como garrafa pet, cones de barbantes e outros.

    Em 2019 foram mais de 140 prendas feitas de material reciclado!

    A utilização desse material como prenda na festa junina da escola é uma ótima ferramenta para conscientização dos alunos e familiares, tendo em vista que esses brinquedos são levados para a residência dos alunos dando visibilidade a seus familiares.

    Sem dúvidas o estimulo a coleta e utilização de materiais recicláveis na escola colaborou para a redução e destinação adequada de resíduos recicláveis e formação de uma consciência ambiental dos alunos, professores e familiares envolvidos.

    A escola Neusa Franzolin Fernandes é um exemplo de boas práticas ambientais no município de Piratininga!

  • 20/09/2019 - Prefeitura de Piratininga realiza ação de incentivo a introdução de novas tecnologias voltadas a sustentabilidade.

    A substituição de lâmpadas fluorescente pelas de LED é uma realidade no mercado por diversos fatores. Além de serem mais econômicas, o que contribui para menor pressão ambiental em relação a produção de energia,(seja ela  hidrelétrica, eólica ou outra), são feita de materiais menos agressivos ao meio ambiente em relação a sua produção e descarte final pós consumo.

    No início do ano de 2019 a prefeitura realizou a troca de 100% das lâmpadas fluorescente do Paço Municipal por lâmpadas de LED.

    Foram cerca de 50 lâmpadas substituídas no prédio que abriga vários setores da prefeitura municipal como planejamento, obras, meio ambiente, jurídico, finanças, lançadoria, gabinete entre outros.

    Com a substituição houve uma redução no consumo de energia elétrica em cerca de 27%, se compararmos os meses de junho e julho de 2018 (2894 Kwh) e 2019 (2116 Kwh), esse último período em que as lâmpadas fluorescentes já haviam sido substituídas.

    Por fim que a substituição de lâmpadas fluorescente por de LED podem contribuir com a redução da conta de energia elétrica dos imóveis, como realizado e comprovado pela referida matéria e divulgada com intuito de incentivar o uso de novas tecnologias.

  • 02/09/2019 - Prefeito Sandro Bola nomeia o novo COMDEMA 2019/2021, Conselho de Defesa ao Meio Ambiente de Piratininga.

    No dia 26 de agosto foi realizada a reunião ordinária do conselho a qual contou com a presença do senhor Prefeito municipal, na oportunidade o mesmo entregou o decreto 3.051 junto ao Presidente do Conselho senhor Renato Delgado na Casa da Agricultura de Piratininga.

    Imagem da posse

    Essa plenária é de extrema importância tendo em vista a transição do governo no próximo ano, afim de se manter as ações relacionadas ao meio ambiente de nosso município.

    Os membros dessa nova plenária são:

    Gestão 2019/2021

    I - Representante da Câmara:

    1 - Jose Miguel Pereira dos Santos

    Luis Vanderlei Faria de Moraes Júnior

    II - Representante de Meio ambiente e Agricultura

    1 - Marcio Henrique Gomes dos Santos

    Reginaldo Salvadeo dos Santos

    III - Representante Coordenadoria da Educação

    1 - Jussara Maria Paganini Ferreira

    Maria do Carmo Soares Mendes

    IV - Representante da Coordenadoria de Obras

    1 - Paulo Sergio da Silva

    Juliana Mendes Sandoval

    V - Representante de entidades ambientalista

    1- Guilherme do Amaral Carneiro

    Marcelo Navarro Cardenuto

    VI - Representante de associação de bairro

    1 - Tiago Franzolin Soares

    Marcelo Jose Correa

    VII - Representante de diversos segmentos da sociedade

    1- Orlando Carlos Montagna

    Diego Piza Moraes

    2 -Rafael Fernandes Swenson 

    Regiane Cardozo Oliveira Silva

    VIII - Representante de entidades ruralistas:

    1 - Renato Theodoro Delgado

    Aloisio Costa Sampaio

    IX Representante da Coordenadoria de Saúde

    1 - Denise Peres Mandele Casali

    Joseane Turato

    X Representante da Sabesp

    1 -Jorge Luiz Sarturato

    Clauber Barbosa Andrade

    XI Representante OAB

    Dr° Pedro José Kirillos Neto

    Drª Jessica Gimenes Julião

    Nessa reunião, além da nomeação foram tratados assuntos relacionados a Zona de Interesse Ambiental Municipal, presente no Plano Municipal Participativo, votação da nova Presidência, o Programa de Educação Ambiental e Pagamento por Serviços Ambientais, PSA.

     

    Sobre o COMDEMA e suas ações 2019:

    O COMDEMA é o conselho responsável por atuar em assuntos relacionados ao Meio Ambiente no município de Piratininga, formado por 12 membros titulares e 12 suplentes, segundo legislação municipal 1.791/2008.

    Em funcionamento ininterrupto desde 2015, o COMDEMA vem discutindo diversas ações relacionadas o Meio ambiente do município, como podemos ver nas imagens a seguir:

     

    Imagens das ações realizadas pelo COMDEMA:

    Visita ao aterro Sanitário presente no município.

    Qualificação no Programa de gestão ambiental “Programa município Verdeazul”

    Doação de Mudas de espécies nativas no desfile cívico

    Plantio de árvores em calçadas no formato “Espaço árvore”.

    Plantio de mudas de espécies nativas em área verde do município.

    Elaboração das diretrizes da Zona de Interesse Ambiental, no Plano Diretor Participativo Municipal.

    Elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental.

    Além disso foram avaliados projetos de arborização urbana de novos loteamentos, com ajustes e ganhos em relação ao numero de mudas plantadas, discussão sobre resolução em relação a drenagem urbana entre outros.

    O Conselho de Defesa ao Meio Ambiente é de estrema importância e fundamental para o desenvolvimento sustentável de nosso município, parabéns aos conselheiros que participam e doam seu tempo em favor de nosso Meio Ambiente!

    Participe você também do Conselho de Piratininga! Mais informações através do email [email protected]

  • 27/08/2019 - COMDEMA de Piratininga realiza visita ao Aterro Sanitário terceirizado presente no município.

    No mês de julho de 2019, o Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente de Piratininga, COMDEMA, realizou visita ao aterro sanitário da empresa, na ESTRE SPI.

    A Visita faz parte da programação de reuniões itinerantes ordinárias mensais realizadas pelo conselho, que já passou pela Sabesp, Coordenadoria de Educação, Câmara Municipal entre outros.

    Na oportunidade foi verificada a parte operacional da empresa onde de fato é levado o resíduo domiciliar de quase 20 municípios, as lagoas de chorume e procedimento de tratamento do mesmo, as futuras áreas operacionais entre outros.

    Após a visita foi realizada reunião no escritório administrativo e contou com a presença do representante da empresa senhor Lenilton Alexandre Traczinski, e também esteve presente a senhora Maria Izabel Merino de Medeiros vice-presidente do COMDEMA de Bauru.

    É fundamental o envolvimento prático do COMDEMA para um desenvolvimento sustentável de nosso município, participe das ações do COMDEMA vocês também! Para mais informações encaminhe email para [email protected].

  • 20/05/2019 - Prefeitura de Piratininga realiza a primeira reunião da Comissão de Educação Ambiental Municipal.

     No ultimo dia 10 foi realizada a primeira reunião da comissão de educação ambiental de Piratininga. A comissão foi sugerida e formada por membros do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa ao Meio ambiente.

    O objetivo da mesma é implementar o Programa Municipal de Educação Ambiental Municipal, com base na lei municipal n°1.862/09 e decreto 2.439/10, bem como a Política Nacional de Educação ambiental PNEA – (Lei n°9795/99).

    A comissão é formada por 20 integrantes do poder executivo e da sociedade civil, dentre eles representantes da saúde, educação, meio ambiente, assistência social, empresas, universidades, escolas particulares além de alguns membros do próprio COMDEMA.

    Serão discutidas ações e estratégias de educação ambiental para que possam ser inseridas de maneira sistemática em nosso município as premissas voltadas à Água, Ar, Resíduos, Esgoto, Biodiversidade, Uso do solo, Sustentabilidade e Arborização Urbana.

    A Politica Nacional de educação ambiental visa a elaboração do programa de Educação ambiental de maneira participativa e envolvendo diversos setores do poder público e da sociedade civil.

    A união dos membros os quais já trabalham com educação ambiental de alguma maneira, só tem a somar para ações maiores e resolução de problemas em comum.

    Na oportunidade também foi exposto o Manual Prático de Orientação a Educação Ambiental com diversas locais em nossa região que fazem trabalho de educação ambiental em suas diversas áreas como tratamento de água, produção de mudas, tratamento de resíduos entre outros.

  • 13/05/2019 - João Oja Neto, Coordenador Municipal de Cultura e Turismo, destacou conquista do MIT

    Em 2018 Piratininga foi qualificada como MIT – Município de Interesse Turístico, uma conquista histórica para o município desejada há muito tempo. "Tornar-se um município turístico foi sonho piratiningano por décadas, desde quando se encontrou águas termais em seu subsolo", segundo João Oja Neto, Coordenador Municipal de Cultura e Turismo. 

    Piratininga priorizou a reativação do COMTUR e realização do Plano Diretor de Turismo, atendeu a todos os requisitos de planejamento necessários para a aprovação técnica e a qualificação como MIT. E, posteriormente, com apoio do Deputado Estadual Pedro Tobias, teve a aprovação do pleito no plenário da ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

    Piratininga demonstrou o seu potencial turístico à Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo e em 2018 o sonho se tornou realidade com aprovação e chancela do Estado. Esta importante conquista foi uma das publicações da edição nº 01 do Boletim Informativo "Destino Piratininga", iniciativa implementada pela Coordenadoria Municipal de Cultura e Turismo neste ano de 2019. "O Boletim Informativo é uma importante ferramenta de comunicação destinada ao COMTUR, aos empresários da cadeia produtiva do turismo e para os gestores municipais. Neles mostramos todas as iniciativas em prol do desenvolvimento turístico de Piratininga", esclarece o coordenador João Oja Neto.