Arborização Urbana

Você também pode dar uma mão à natureza: Plante árvores e ajude preservá-las.

Uma campanha da Prefeitura de Piratininga

“As floradas das árvores, o perfume das flores e o canto dos pássaros são espetáculos imperdíveis da NATUREZA”.

Pense e reflita. Não custa: Plantar Sombra, Colher Oxigênio, Abrigar Pássaros e Receber Flores!

Tenha árvores em sua casa!

 

 

Controle de pragas e doenças;

Os problemas mais frequentes em relação a pragas e doenças em arvores da arborização urbana são formigas, cupins, pulgões, brocas e fungos. A manutenção da mesma através de adubação, irrigação e poda adequada poderá minimizar e muito a incidência de pragas e doenças. Sempre que houver algum problema dessa natureza com as arvores, recomenda-se que se procure um técnico habilitado pela prefeitura.

A importância da calçada ecológica

Uma calçada ecológica é uma área permeável criada nas calçadas com a finalidade de aumentar a área permeável de um município. Suas dimensões variam de município para município, mas podem ser aumentadas de acordo com a área disponível da calçada. Existem também, leis que regulamentam suas dimensões e formas, mas no geral, o objetivo maior é aumentar o escoamento das águas da chuva.

Esse tipo de calçada ajuda a diminuir o volume e a velocidade das aguas das chuvas nas galerias, nas calçadas e ruas, auxilia na recarga do lençol freático, evita erosões e contribui para a manutenção do asfalto já existente.

Existem diversos tipos de calçada ecológica e essa é mais uma ação que o próprio munícipe pode realizar em prol ao meio ambiente.

Espaço Árvore

O Espaço Árvore é um espaço destinado a plantio de árvores compatíveis com o crescimento do tronco e das raízes e tem como finalidade melhorar as condições do espaçamento adequado em sua base, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento, promovendo o crescimento saudável e garantindo a integridade arbórea.

Os canteiros nas calçadas terão como medidas básicas 40% do calçamento destinado à largura e o dobro para o comprimento. Além disso, o morador que implantar o Espaço Árvore respeitará uma margem de 1,2 metros para a passagem dos pedestres, lembrando-se sempre do respeito às leis de acessibilidade.

Importante seguir as orientações de manejo da Norma ABNT 16 246-1.

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD