Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 07 de Abril de 2017

Parceria realiza Ação em comemoração ao dia Mundial da Água

No último dia 25 de março, foi realizado plantio de mudas de espécies nativas as margens do Córrego do Veado em uma ação de Preservação e Educação Ambiental.

A parceria formada entre a Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, o Centro Educacional Positivo de Piratininga e o Pesqueiro São Francisco contou com a participação de cerca de 70 alunos, professores e população em geral.

Também colaboraram com essa ação, em comemoração ao dia Mundial da Água, a Sabesp, o Fruto Urbano Piratininga e Prefeitura Municipal de  Bauru através de sua Secretaria de Meio Ambiente.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Foram plantadas 40 mudas de espécies nativas, dentre elas Cedro, Aroeira Pimenteira, Paineira, Embaúba entre outras, graças a doação realizada pelo viveiro de mudas da Prefeitura Municipal de Bauru em parceria firmada no ano de 2015.

A ação foi realizada após uma caminhada pela cidade, também contou com orientações práticas de plantio correto das mudas e sua importância para a manutenção dos corpos d`água.

A preservação de nossos cursos d’água, seja através do plantio de mudas de espécies nativas, ou pela educação ambiental, é de estrema importância para nosso desenvolvimento sustentável.