Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 28 de Agosto de 2017

PREFEITURA DE PIRATININGA INCENTIVA O USO DE BIOCOMBUSTÍVEL NA FROTA MUNICIPAL

O prefeito Sandro Bola, através do decreto n°2.932 de 14 de agosto de 2017, estabeleceu que deverá ser utilizado o combustível Etanol aos veículos identificados com Biocombustível (Tipo flex) pertencentes a essa municipalidade.

O objetivo é a redução do consumo de Gasolina em face ao uso de combustível renovável, Etanol, de menor impacto ambiental.

Atualmente a prefeitura possui em sua frota 12 veículos Flex divididos em suas áreas administrativas.

De janeiro até julho desse ano o consumo geral de Gasolina em relação ao Etanol na prefeitura foi muito próximo ao dobro, ou seja, a cada litro de etanol foi consumido dois litros de gasolina. É importante frisar que no momento a prefeitura possui diversos veículos que são obrigatoriamente movidos a Gasolina o que agrava essa tendência ao maior consumo de mesma.

Com o incentivo atual da produção de veículos flex pela indústria e aquisição de novos veículos pela prefeitura certamente essa relação irá reduzir.

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente o Brasil produziu 27,7 bilhões de litros de etanol (anidro + hidratado), em 2013, cerca de 33% do etanol produzido no mundo. A maioria do etanol que produzimos é consumida no mercado interno (cerca de 80%), e esse consumo vem aumentando, acompanhando o crescimento da frota de automóveis flex do país.

A população também pode colaborar através do uso de Etanol em seus veículos!

Contudo ação irá colaborar com o incentivo ao uso de combustível renovável, colaborando com nosso meio ambiente.

Você sabia?

Embora o etanol tenha menor poder calorífico que a gasolina, suas características físico-químicas propiciam uma combustão mais limpa e um melhor desempenho dos motores, contribuindo, assim, para melhorar a qualidade das emissões, pela menor temperatura na admissão e pelo maior volume dos produtos de combustão. A principal vantagem do etanol combustível é possuir maior octanagem que a gasolina, ou seja, maior resistência à autoignição e à detonação. Sendo adicionado a ela, substitui aditivos prejudiciais à saúde, como o MTBE (Metil Terc-butil Éter) e o chumbo tetraetila, ainda empregados em alguns países para aumentar a octanagem da gasolina. A combustão do etanol não gera óxidos de enxofre, já que o etanol é composto apenas por carbono, hidrogênio e oxigênio; as emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e, dependendo das características do motor, de óxidos de nitrogênio também são menores que as resultantes da combustão da gasolina. Embora gere mais aldeídos que a gasolina, com o uso dos catalisadores utilizados no Brasil, a partir de 1997, a emissão média de aldeídos nos veículos novos brasileiros é metade do valor má- ximo fixado em lei12. Comparado ao óleo diesel, o etanol também produz menores quantidades de aldeídos. (http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/cea/2014/11/11-ETANOL-E-BIODIESEL-12977-internet-bx.pdf).