Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 28 de Agosto de 2017

ESCOLA MUNICIPAL REALIZA COLETA E DESTINAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COM A CRIAÇÃO DE BRINQUEDOS!

A ação desenvolvida na EMEI - Neusa Franzolin Fernandes possibilitou a coleta e destinação, através da criação de brinquedos, de diversos materiais recicláveis.

Essa atividade visa incentivar a separação de materiais recicláveis bem como passar as informações relacionadas aos danos e vantagens dessa ação ao meio ambiente e saúde pública, por fim estimular que a população realize a separação e destinação adequada de materiais recicláveis.

A Educação Ambiental é ferramenta indispensável para conscientização da população e orientação quanto ao valor do material reciclável e as utilidades dos mesmos, nesse sentido a ação dos professores é fundamental para o desenvolvimento dessa consciência ambiental e de sustentabilidade.

Além disso a coleta e destinação dos materiais recicláveis colaboram com o aumento da vida útil de aterros, redução de focos de doenças, menor consumo de matéria prima entre outros.

Participaram dessa ação cerca de 330 alunos de 3 aos 5 anos.

Os alunos, após orientação dos professores, coletaram o material reciclável de interesse e trouxeram para a escola.

Através de atividades em sala os mesmos realizaram a confecção dos materiais e criação dos brinquedos.

Para essa ação foram coletados e utilizados os seguintes materiais:

• Garrafa pet
  • Potes de sorvete
  • Cone de barbante

Após a montagem dos brinquedos os mesmos foram utilizados como prendas na festa junina realizada na escola.

Foram confeccionados mais de 300 brinquedos, dentre eles o assopra bolinha, fantoche do palhacinho, potes decorados e bilboquê.

A utilização desse material como prenda na festa junina da escola é uma ótima ferramenta para conscientização dos alunos e familiares, tendo em vista que esses brinquedos são levados para a residência dos alunos dando visibilidade a seus familiares.

Sem dúvidas o estimulo a coleta e utilização de materiais recicláveis na escola colaborou para a redução e destinação adequada de resíduos recicláveis e formação de uma consciência ambiental dos alunos, professores e familiares envolvidos.