Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 14 de Setembro de 2017

Parceria entre Senar e Prefeitura municipal possibilitam ação de Educação Ambiental com foco em difusão e capacitação de técnicas de boas práticas sustentáveis.

O serviço nacional de aprendizagem rural (SENAR), Sindicato Rural, Proprietário rural e prefeitura municipal de Piratininga/SP, realizaram uma parceria para desenvolver o programa “Jovem agricultor do futuro”, tendo como intuito proporcionar capacitação, conscientização ambiental e oportunidades principalmente para jovens moradores da zona rural da cidade. O foco é a agricultura familiar com técnicas e práticas sustentáveis.

A ação realizada através de aulas práticas e teóricas visa promover a conscientização dos jovens para aderirem às técnicas e ao manejo sustentável e racional do solo; transmitir a importância, benefícios e viabilidade do cultivo orgânico como geração de renda; e proporcionar práticas do dia a dia no campo como: técnicas no preparo de canteiros, técnicas de plantio, adubação orgânica, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, produção em bandejas e cultivo protegido, fatores climáticos influenciadores, uso racional da água para irrigação, dentre outros, para jovens de zona rural da cidade.

Participam da atividade de educação ambiental cerca 35 alunos de 14 a 17 anos. O curso, realizado de segunda à sexta das 12h30min às 16h30min, teve início em fevereiro.

As aulas foram ministradas em conteúdo teórico e prático sobre técnicas no preparo de canteiros, técnicas de plantio, adubação orgânica, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, produção em bandejas e cultivo protegido, fatores climáticos influenciadores, uso racional da água para irrigação, dentre outros, na propriedade Estância Nhá Preta, do Sr João Silvestre J. P. dos Santos, localizada no Km 3 da estrada velha Piratininga/Bauru.

Dentre as cunturas produzidas podemos citar:

• Alfaces;
  • Rúcula;
  • Cebolinha;
  • Salsinha;
  • Cenoura;
  • Rabanete;
  • Dentre outras.

Os jovens matriculados no curso Jovem agricultor do futuro executaram as etapas de produção com êxito e posteriormente a venda, rateando o lucro entre eles. Tornaram-se capacitados, conscientes e sustentáveis. Um dos objetivos é incentivar o ingresso dos alunos à escola técnica agrícola (o que vem acontecendo) para que posteriormente sejam inseridos no mercado de trabalho ou otimizem a produção dentro de sua própria propriedade.

Contudo, além de tratar assuntos relacionados a gestão de isumos, trabalho em equipe e manejo de hortaliças, a ação expõe as práticas sustentáveis colaborando com a formação de uma consciência ambiental e sustentável de nosso recursos e alimentos.