.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 04 de Outubro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ação de educação ambiental com foco na conservação e uso do solo.

Ação de educação ambiental com foco na conservação e uso do solo.


O munícipio de Piratininga possui em sua maioria solo arenoso o qual é facilmente erodido, seu uso racional é de estrema importância para o tripé da sustentabilidade.

A educação ambiental é ferramenta indispensável para conscientização da população e orientação quanto ao uso correto do solo, seu potencial exploratório e os possíveis danos ambientais caso o mesmo não seja manejado adequadamente.

Através de aula pratica junto aos alunos da Legião Mirim de Piratininga foi  confeccionar, no ultimo mês, estruturas com garrafa pet para verificar a fragilidade do solo e seu potencial.

Os, 20 alunos, envolvidos na ação de educação ambiental pertencem a Legião Mirim e foram acompanhados pelo professor responsável pela introdução de educação ambiental, senhor Rafael Fernandes Swenson.

Na ação foram inseridos duas metades de garrafa pet para cada tratamento sendo:

  1. Apenas areia
  2. Areia mais matéria seca
  3. Areia mais vegetação

No final foi inserida água, simulando a chuva, e coletado o excedente para avaliação de qual dos tratamentos teve maior volume de sedimento, ou seja, qual local a água saiu mais “limpa”.

Dentro dessa dinâmica foram abordados também os impactos ambientais causados pelo uso inadequada do solo principalmente aos cursos d’água através do assoreamento dos rios.

Os alunos envolvidos na ação se mostraram interessados sobre a dinâmida do ciclo da água principalmente em relação ao uso do solo, sua exposição e consequências.

O tratamento que obteve maior quantidade de sedimentos foi o com areia apenas.

Sem duvidas a ação irá colaborar com a formação de uma consciência ambiental dos alunos envolvidos colaborando com a preservação de nosso meio ambiente.

347 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Interesse Turístico de Piratininga - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.