Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018

Campanha de Coleta de Pilhas e baterias eletrônicas portátil usadas recolhe 53 kg em Piratininga

No dia 6 de fevereiro de 2018 foram destinadas 53 kg pilhas e baterias usadas coletadas no município de Piratininga graças à parceria realizada com o Munícipio vizinho, Bauru. A coleta, nos pontos de entrega, foi realizada em meados de fevereiro e a Campanha de conscientização e coleta teve início no dia 05 junho de 2017, dia esse que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente.

A entrega foi realizada em um dos Ecopontos da cidade de Bauru e colabora com o aprimoramento da Gestão Ambiental dos Municípios, através de desenvolvimento de ações intermunicipais em consonância com as diretrizes do programa estadual Munícipio Verdeazul (programa no qual os dois municípios vem desenvolvendo atividades e ações).

Antes do início da campanha não existia no município ponto de coleta e destinação específica para os resíduos de pilhas e baterias usadas, um problema para o meio ambiente e para a saúde da população, os geradores dos resíduos dispunham por conta própria os resíduos gerados. Acredita-se que os mesmos eram dispostos juntamente aos resíduos domiciliares, algo que é prejudicial ao meio ambiente.

Apesar da parceria realizada com o município de Bauru em meados de 2016 para utilização do ecoponto, local que aceita receber esse tipo de material, bem como demais empresas as quais realizam a coleta voluntária, o incentivo a disposição de pilhas e baterias apoiar a redução da destinação inadequada no município.

Para adequação dessa situação a prefeitura distribuiu em áreas estratégicas (escolas, postos de saúde, prédios públicos; segundo lista a seguir) “ECOPILHAS” para entrega de pilhas e baterias.

Após acumulado volume satisfatório para coleta, a prefeitura realizou a coleta e destinar adequadamente das mesmas, a ação também colaborou com o reuso de galões, os quais foram doados por empresa de distribuição de água.

A ideia inicial da campanha surgiu em parceria entre as coordenadorias de Meio Ambiente e Ação Social da prefeitura onde toda arte desenvolvida nos galões contou com a colaboração de voluntários presentes na equipe da Ação Social.

Apesar da existência da Resolução COMANA nº 257/99, a qual determina que as pilhas e baterias que contenham em sua composição metais pesados, sejam entregues pelos usuários, aos estabelecimentos que as comercializam ou afins, através da logística reversa, o descarte adequado desse material é uma obrigação de todos. Tão importante como o descarte adequado, a não geração (através do uso alternativo de outras fontes de energia) e a aquisição de pilhas e baterias com procedência também atuam na preservação de nosso Meio Ambiente.

O descarte inadequado de pilhas ainda é uma realidade em nossa sociedade, e ações como essa, que estimula a conscientização da população e cria alternativas adequadas para a destinação, colaboraram com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade.

Somente com medidas ambientalmente corretas poderemos ajudar o nosso planeta.

Curiosidade

As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.

Devido a seus componentes tóxicos, as pilhas podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgânico. Além disso, sua queima em incineradores também não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera.

Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas são: cádmio, chumbo e mercúrio.

Todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são bioacumulativos.

O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercúrio pode também ocasionar mutações genéticas.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM COM NOSSO MEIO AMBIENTE DESCARTE PILHAS E BATERIAS USADAS EM PONTOS DE COLETA!

Coleta de Pilhas e Baterias eletrônicas portáteis usadas

LocaisEndereço