Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 26 de Junho de 2018

Parceria entre Senar Bauru e Prefeitura Municipal possibilitam ação de incentivo à produção de alimentos sustentáveis.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural, Proprietário rural e prefeitura municipal de Piratininga/SP, realizaram uma parceria para desenvolver o programa “Jovem agricultor do futuro”, tendo como intuito proporcionar capacitação, conscientização ambiental e oportunidades principalmente para jovens moradores da zona rural da cidade. O foco é a agricultura familiar com técnicas e práticas sustentáveis.

A divulgação de forma geral e venda de produtos provenientes de técnicas e práticas sustentáveis são maneiras de se incentivar o consumo desses itens. A prefeitura de Piratininga incentiva e colabora com essa ação.

A ação realizada através de aulas práticas e teóricas visa promover a conscientização dos jovens para aderirem às técnicas e ao manejo sustentável e racional do solo; transmitir a importância, benefícios e viabilidade do cultivo orgânico como geração de renda; e proporcionar práticas do dia a dia no campo como: técnicas no preparo de canteiros, técnicas de plantio, adubação orgânica, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, produção em bandejas e cultivo protegido, fatores climáticos influenciadores, uso racional da água para irrigação, dentre outros, para jovens de zona rural da cidade.

Dentre as culturas produzidas podemos citar:

• Alfaces (crespa verde, crespa roxa e americana);
  • Rúcula;
  • Cebolinha;
  • Salsinha;
  • Cenoura;
  • Feijão;
  • Milho e
  • Rabanete.

Após a produção, os alunos realizaram a visita porta a porta para venda e conscientização da importância do consumo de hortaliças provenientes de práticas sustentáveis.

O curso, realizado de segunda à sexta das 12h30min às 16h30min, teve início em fevereiro. Participam da atividade cerca 35 alunos de 14 a 17 anos, além atingir mais de 200 famílias através da comercialização e orientação porta a porta do consumo de alimentos sustentáveis, além dos próprios alunos participantes da ação.

Um dos objetivos é incentivar o ingresso dos alunos à escola técnica agrícola (o que vem acontecendo) para que posteriormente sejam inseridos no mercado de trabalho ou otimizem a produção dentro de sua própria propriedade.

Contudo, além de tratar assuntos relacionados a gestão de isumos, trabalho em equipe e manejo de hortaliças, a ação expõe as práticas sustentáveis aos alunos e a população colaborando com a formação de uma consciência ambiental e sustentável de nosso recursos e alimentos.