Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018

Prefeitura trabalha campanha de conscientização no combate às queimadas

Nesta época do ano, período de escassez de chuvas e de ventos fortes, infelizmente é comum o aumento de ocorrência de queimadas e incêndios florestais. Para minimizar o impacto negativo dessa prática a Prefeitura de Piratininga tem como proposta trabalhar uma campanha de conscientização e prevenção às queimadas, junto à população urbana e rural do município.

A prática irregular ainda é muito comum na área rural. Muitos produtores realizam a queimada sem a permissão de um órgão ambiental competente para executá-la de maneira controlada com aceiros planejados, incluindo equipamentos adequados, mão de obra treinada e medidas de segurança ambiental conforme manda a lei.

A prática sem controle além de  diminuir a fertilidade do solo, causa sérios prejuízos à fauna e flora reduzindo a cobertura vegetal, comprometendo  também a qualidade da água destruindo as matas ciliares que são a proteção dos rios, riachos, córregos e ribeirões, contribuindo para a ocorrência de seca e a baixa umidade relativa do ar.

Outro motivo não menos importante, são os incêndios criminosos, aqueles causados nas margens de rodovias que se alastram rapidamente com os ventos fortes, causando acidentes aos motorista que tem a visão prejudicada pela fumaça decorrente do fogo.

As queimadas ainda comprometem a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente as respiratórias como: asma, rinite e bronquite. O estrago é ainda maior  para as pessoas que vivem próximas a regiões afetadas por grande volume de fumaça prejudicando  principalmente  a saúde dos idosos e  das crianças.

A queimada  também acaba levando para dentro das residências, cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que fora do seu habitt natural,  podem causar acidentes aos seres humanos.

Outro fator causador de muitos incêndios  é que os meses de  outono e de inverno são marcados por  tradicionais festejos, que originalmente tinham como uma de suas atrações a prática de soltar balões. Mesmo sabendo dos inúmeros prejuízos que a prática acarreta e de ser proibido por lei, algumas pessoas ainda insistem em continuar a soltá-los.

A Prefeitura acredita que com algumas atitudes simples e com a cooperação da população  consiga  resultados significativos no combate às queimadas e a favor da sustentabilidade.  Apague você também essa ideia!