Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018

Prefeituras de Piratininga e Bauru juntas em alternativa para destinação adequada de Resíduos.

Á Parceria, iniciada em 2015, realizada entre os Municípios de Piratininga e Bauru teve sua renovação assinada pelos prefeitos Sandro Bola e Clodoaldo Gazzetta no último mês.

Essa união entre as prefeituras visa criar alternativa para destinação correta de resíduos diversos do município de Piratininga e gerar volume e receita na destinação de resíduos de Bauru, ou seja, possibilitar a destinação adequada de resíduos como recicláveis convencionais (papel, plástico, metal e vidro), óleo de cozinha usado, isopor, madeira, entre outros e dessa maneira reduzir a pressão de resíduos diversos em aterro e até mesmo em local inadequado, preservando dessa maneira nosso Meio Ambiente.

A Prefeitura de Bauru disponibilizou seus pontos de entregas, ecopontos, à população de Piratininga. Após a entrega do material já separado, o mesmo é destinado adequadamente para setores específicos.

Essa ação colabora, entre outras coisas, com a destinação adequada de pilhas coletadas no município de Piratininga. A não existência de local adequado para depositar materiais diversos, faz com que a população destine esse material juntamente com o resíduo domiciliar, e o que é ainda pior, jogue diretamente no Meio Ambiente.

O município de Bauru possui diversos ecopontos para destinação adequada de resíduos. Aproximadamente 40 % do consumo de água de Bauru vem de rios que nascem e/ou atravessam o município de Piratininga, fato esse que enaltece ainda mais a necessidade de preservação Ambiental no município.

O fato de que grande parte da população de Piratininga frequenta o município vizinho e irmão, Bauru, seja por trabalho, estudo e até mesmo lazer facilita essa ação de responsabilidade e carinho com o meio ambiente.

Contudo ações como essa fortalecem o relacionamento entre os municípios, possibilita avanços no programa estadual de gestão ambiental “Munícipio VerdeAzul” no qual os dois municípios participam e colabora de forma prática com a preservação ambiental de nossa região!

Sem dúvidas a parceria continuará trazendo benefícios para os dois municípios e uma melhor qualidade de vida a nossas populações.

Lembrando!

O que posso destinar no Ecoponto?

Recicláveis convencionais (papel, plástico, metal e vidro)

Isopor

Óleo de cozinha usado

Pilhas e baterias

Madeira

Locais

Endereços dos Ecopontos

1. Ecoponto Antonio Eufrasio de Toledo - Rua Sorocabana, quadra 2
  2. Ecoponto Mary Dota - Rua Americo Finazzi, quadra 4
  3. Ecoponto Jardim Redentor/Geisel - Rua Noé Onofre Teixeira, quadra 3
  4. Ecoponto Pousada I - Rua 41, quadra 1 (Entre as Ruas Joaquim Gonçalves Soriano, quadra 5 e Maurício Pereira de Lima)
  5. Ecoponto Edson Francisco da Silva - Rua Dulce Duarte Carrijo, quadra 4
  6. Ecoponto Parque Viaduto, Rua Bernardino de Campos, quadra 28
  7. Ecoponto Engenheiro Octávio Rasi - Rua Manoel Lopes Neves, quadra 01

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h.