Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 01 de Agosto de 2018

Relatório de ações - Conselho de Defesa ao Meio Ambiente, COMDEMA, Piratininga 2017/2018.

O COMDEMA é o conselho responsável por atuar em assuntos relacionados ao Meio Ambiente no município de Piratininga, formado por 12 membros titulares e 12 suplentes, segundo legislação 1.791/2008.

Em funcionamento ininterrupto desde 2015, o COMDEMA vem discutindo diversas ações dentre elas o desassoreamento do Córrego do Veado, plantios em áreas públicas, gestão ambiental dentro do programa estadual Município Verdeazul, entre outros.

Membros da Equipe COMDEMA

Gestão 2017/2018
I - Representante da Câmara:
1 - Jose Miguel Pereira dos Santos
Luis Vanderlei Faria de Moraes Júnior
II - Representante de Meio ambiente e Agricultura
1 - Marcio Henrique Gomes dos Santos
Reginaldo Salvadeo dos Santos
III - Representante Coordenadoria da Educação
1 - Jussara Maria Paganini Ferreira
Maria do Carmo Soares Mendes
IV - Representante da Coordenadoria de Obras
1 - João Rogelio Alvares Reche
Paulo Sergio da Silva
V - Representante de entidades ambientalista
1 - Diego Piza Moraes
Octaviano Khalil Axcar
VI - Representante de associação de bairro
1 - Tiago Franzolin Soares
Marcelo Jose Correa
VII - Representante de diversos segmentos da sociedade
1 - Antonio Álvares Rodrigues.
Luiz Vanderlei Faria de Moraes
2 -Rafael Fernandes Swenson
Regiane Cardozo Oliveira Silva
VIII - Representante de entidades ruralistas:
1 - Renato Theodoro Delgado
Aloisio Costa Sampaio
IX Representante da Coordenadoria de Saúde
1 - Denise Peres Mandele Casali
Joseane Turato
X Representante da Sabesp
1 -Jorge Luiz Sarturato
Clauber Barbosa Andrade
XI Representante OAB
Dr° Pedro José Kirillos Neto
Drª Jessica Gimenes Julião

Pontos debatidos e resultados

Dentre os principais feitos realizados, nos últimos 12 meses, podemos citar:

• A doação de mudas e plantio, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente e outros, como podemos verificar
  • Conquista da qualificação do selo do Programa de Gestão Ambiental “Município Verdeazul”
  • Foi debatido a mudança da lei da arborização urbana municipal em relação ao espaço árvore, atualmente o processo se enconta no setor de obras da Prefeitura.
  • Também foram aprovados projetos de arborização urbana de novos loteamentos, alguns deles com condicionantes que aumentaram em até 10% a quantidade de mudas a serem plantadas inicialmente.
  • Foi elaborada resolução modificando a periodicidade das reuniões do COMDEMA.
  • Debatido e elaborado minuta de lei referente ao tema “IPTU Verde”, afim de se estimular as ações voltadas ao meio ambiente atraves do desconto no IPTU, ficaram definidas as seguintes diretrizes iniciais:
  • Foi debatido e definido inicialmente a câmara técnica de Educação Ambiental, representada pelos membros do Comdema a seguir:
  • Por fim foi apresentado o Plano de Gestão Ambiental e documentos comprobatórios que serão entregues a programa município Verdeazul, o qual trata 10 diretivas relacionadas ao meio ambiente do Município.