Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 04 de Abril de 2019

Prefeitura de Piratininga em parceria com o Senar realiza ação de estimulo a conservação e produção de água.

A ação, marcada pelo evento “Piratininga Produtor de Água, teve o apoio do SENAR e a colaboração da Aciflora, AES Tietê, Duratex, Cati e Museu do Café, onde foram debatidos temas como a importância da conservação das nascentes para produção de água, produção agrícola, formas de doação de mudas e projetos de recuperação ambiental. Além dos produtores rurais do município também estiveram presentes técnicos e produtores da região.

O dia da ação, dia 22 de março, é o dia em que se comemora o dia mundial da água, uma data simbólica para lembrarmos de quão importante é esse bem que utilizamos várias vezes ao longo do dia, todos os dias de nossas vidas, sem se quer perceber que estamos utilizando.

Ela faz parte do programa Estadual Município Verdeazul o qual direciona e sistematiza a gestão ambiental dos municípios.

Existem no município de Piratininga diversas áreas de preservação permanente, APP, rurais carentes de vegetação nativa, dentre elas as nascentes.

Essa vegetação nativa é de estrema importância para o desenvolvimento de ecossistemas e manutenção de nossos rios.

Aproximadamente 50% do município está dentro da APA (área de proteção ambiental) estadual do Rio Batalha e sua produção hídrica é de estrema importância para a região. Em especial o município vizinho, Bauru, que 40% de seu consumo para uso humano vem desse importante rio que atravessa Piratininga.

Os produtores rurais detêm a maior parte dessas importantes áreas.

Em números foram levantadas cerca de 600 nascentes do município, o qual foi dividido em 6 microbacias, nessa etapa do trabalho foi dado ênfase nas propriedades a jusante da captação de água do DAE (Departamento e água e Esgoto) de Bauru.

O objetivo principal é de apoiar ações de conservação das águas e criar alternativas para apoio junto aos produtores.

O estimulo a conservação de nossas florestas em especial as próximas as fontes de água e de extrema importância para a conservação desse recurso tão importante.

Produtor rural procure a prefeitura municipal caso necessite de apoio para conservar suas nascentes e rios!

Você Sabia?

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.