Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

Prefeitura de Piratininga realiza ação de conservação de solo e estradas rurais.

O município de Piratininga está presente entre as bacias hidrográficas do Tietê-Batalha e do Médio-Paraná e possui vários tipos de solos.

Esses solos apresentam características que favorecem os processos erosivos no município.

Ações de conservação do solo em nossa região são de estrema importância para se prevenir processos geodinâmicos que possam acarretar em erosões e por consequência assoreamento de rios.

A prefeitura vem acompanhando e agindo na conservação do solo das propriedades bem como a conservação das estradas rurais. O município de Piratininga possui uma grande malha viária na área rural o que exige grandes esforços para conservação.

Nesse contexto foi apontado área com erosão em estrada municipal não asfaltada, propriedade de empresa floresta.

A erosão no local foi identificada pela prefeitura e verificado que a causa da erosão era a ação de água pluvial decorrente da propriedade citada a qual estava em processo de reforma da cultura.

A empresa detentora da área, foi notificada para que tomasse as medidas necessárias para controle do processo erosivo e recuperação da área alvo dessa ação. A mesma apresentou cronograma de execução das tarefas a serem executadas afim de se recuperar e sessar os processos erosivos no local.

Após as devidas manutenções na área seguindo cronograma apresentado o processo erosivo na estrada foi cessado totalmente e a área recuperada, colaborando dessa forma com a conservação de nosso solo e recursos hídricos.

A conservação do solo é fundamental para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e o bom relacionamento entre o poder público e o poder privado só tem a somar com nosso meio ambiente!