.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
COMDEMA em parceria com a Prefeitura de Piratininga realiza elaboração de Resolução para sistematizar o fornecimento de resíduos de poda a população.
O COMDEMA, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, de Piratininga elaborou Resolução 01_20 (em anexo) que dispõe sobre o uso e fornecimento de resíduo processado de poda e afins para uso agrícola e ornamental no município.
O resíduo de podas preventivas ou corretivas é um material rico em carbono e nitrogênio e atingem grandes volumes em todas as áreas urbanas o que demanda grande esforço para destinação adequada junto ao poder público, normalmente encaminhado a aterro.
O solo de nossa região é pobre de matéria orgânica, essa responsável dentre outros fatores, pela fixação de nutrientes e disponibilização aos poucos aos vegetais presentes nas áreas.
O processamento dos galhões e folhas, realizado pelo triturador da prefeitura favorece sua decomposição e uso, colaborando com a redução desse no aterro bem como dando um destino mais nobre a esse material tão importante para nossa região.
Agora com a resolução o material pode ser utilizado pela população, em especial aos produtores rurais que podem utilizar para incorporar no solo em várias atividades com em hortas e adubação de culturas com a uva por exemplo. Também foi elaborado a Deliberação Normativa 01/2020 para orientar seu uso.
Atualmente o material produzido está sendo disponibilizado gratuitamente no PEV (Ponto de Entrega Voluntária), presente na rua Irene Azzoni de Lima s/n° próximo a garagem municipal, consulte a disponibilidade do mesmo e o horário de atendimento para retirada!
O interessado deverá fazer cadastro junto a coordenadoria de meio ambiente municipal através do email meioambiente@piratininga.sp.gov.br ou no ato da retirada informando nome, RG, local de uso do material e atividade.
Colabore você também com o meio ambiente reutilize resíduos de poda em sua propriedade!
.
.
.
.