Cultura - Quarta-feira, 19 de Maio de 2021

ANIVERSÁRIO DE PIRATININGA: CIDADE EM FESTA SEGUINDO PROTOCOLOS

Ontem, foi um dia diferente e especial para nossa cidade: Piratininga completou 126 anos de fundação. A cidade foi fundada em 1895, no auge das grandes fazendas de café, dos séculos XIX E XX, após a decorrente expansão da rede ferroviária no interior paulista. Assim, Piratininga cresceu e se desenvolveu, ultrapassando a marca dos 13 mil habitantes.

Apesar de as restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, a Prefeitura Municipal idealizou um cronograma de atividades, para que a data não passasse em “branco”. Desta forma, com base nas orientações dos Decretos em vigor, foram mantidos a todos que trabalharam nos eventos, além da população:  distanciamento social, locais abertos e ventilados, higienização com álcool em gel e uso de máscaras.

Eventos do dia 18 de maio de 2021 (terça-feira):

ALVORADA MUSICAL: Às 05:00h, 07 músicos da cidade percorreram as ruas, sobre um caminhão, entoando a canção “Parabéns a você! ”. Saíram da Praça da Serra, fazendo breves paradas, em locais pré-determinados, onde encontravam moradores - que haviam acabado de acordar – que os recebiam cantando e dançando. O evento foi encerrado às 08h, no cruzamento das ruas Dr. Lisboa Júnior com Coronel Soares.

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS: Às 10h - Na Igreja Matriz de Santa Maria, o Padre Enedir Gonçalves Moreira celebrou missa de Ação de Graças, em homenagem aos 126 anos de Piratininga. Padre Enedir, como sempre, foi preciso nas palavras, dando brilho especial à celebração. O evento foi muito prestigiado e contou com as presenças do Prefeito Municipal Major Jorge Luís, a Primeira Dama, Beti Ruiz Dias, Coordenadores, Vereadores e fiéis.

ENTREGA DO BOLO: Às 17h – Entrega do bolo de aniversário, na EMEF Professora Jacyra Motta Mendes. O Prefeito Major Jorge Luís, na companhia da Primeira Dama do Município, Beti Ruiz Dias, apagaram as velas e cortaram a primeira fatia do bolo simbólico alusivo à data. A seguir, fatias foram entregues dentro de embalagens plásticas, translúcidas, com etiqueta de controle de qualidade do fabricante, com todas as especificações do produto, o que restringiu o contato manual com o alimento durante a distribuição. Integrantes do Conselho Tutelar, Assistência Social, Legião Mirim e CMDCA, promoveram a Campanha Contra o Consumo de Álcool por Jovens e Adolescentes e também fizeram a entrega de, aproximadamente, 500 máscaras faciais e panfletos, do Projeto “Faça Bonito”, de combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Voluntários e população usaram máscaras, álcool em gel e mantiveram a distância de segurança.

Prefeito Major Jorge Luís: “- A data é muito importante e não podíamos deixar passar em “branco”. Com criatividade, economia, colaboração de funcionários, voluntários e parceiros, conseguimos comemorar o aniversário da cidade, sem desrespeitar as restrições da covid-19. ”

Por uma Piratininga melhor para todos!