.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Programação De Oficinas Culturais - Fevereiro
baixo, seguem informações com os links para o formulário de
inscrição.
Os links de todas as atividades do programa com inscrições abertas
estão reunidas em: linktr.ee/oficinasnointerior [2]
FEVEREIRO
OFICINA PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS NAS LEIS DE INCENTIVO À CULTURA
Coordenação: Eva Laurenti
Turma A: 01, 04, 08 e 11/2, 14h às 16h
Turma B: 15, 17, 22 e 24/2, 10h às 12h
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
50 Vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Público-alvo: Produtores, artistas e demais interessados, a partir de
16 anos.
Link de inscrição: https://forms.gle/9iaXXY7E2DryUMSw8
Sinopse: A oficina abordará os principais fundamentos para formatação
de projetos culturais para inscrição na Lei Federal de Incentivo à
Cultura e no ProAC ICMS - Programa de Fomento da Secretaria de Cultura e
Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA BEBÊS - INTRODUÇÃO
Coordenação: Fernanda Munhão
Data e horário: 2/2, 14h às 17h
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
60 Vagas
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público alvo: interessados a partir de 16 anos.
Link de inscrição: https://forms.gle/qceYSR2yXzLxpf1b9
Sinopse: A palestra trata da importância da leitura e da contação de
histórias para os bebês. Como o bebê demonstra interesse pelas
histórias? Como contar e ler histórias para os bebês? Quais os temas
sugeridos? Quais os livros destinados a essa faixa etária? Quais os
recursos utilizados para atrair a atenção do bebê? Um bate-papo
descontraído destinado aos pais, professores, psicólogos e todos
aqueles que se interessam pelas crianças desde o ventre ao tempo do
brincar.
CLUBE DE LEITURA - FRAGMENTOS MODERNISTAS NA LITERATURA BRASILEIRA
Coordenação: Mirtes Portella e Rudá K. de Andrade
Datas e horários: 1, 8, 15, 22/2; 8, 15, 22 e 29/3, 18h30 às 20h30
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
25 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos
Link de inscrição: https://forms.gle/1TdD5hNYLfejKMvr6
Sinopse: A Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, colocou os
padrões estéticos tradicionais paulista em polvorosa. Esta atividade
pretende refletir sobre como esse movimento de vanguarda mostrou uma
arte radicalmente oposta aos valores orientados pelo parnasianismo. Por
meio de leituras de textos e imagens, a proposta é traçar um percurso
crítico de resgate e ressignificação do olhar modernista Pau-Brasil
que preconizava: “ver com os olhos livres”.
PALESTRA: LYGIA CLARK: DA ARTE À TERAPIA - ESTUDOS DOS OBJETOS
RELACIONAIS
Coordenação: Dani Bargas
Datas e horários: 1/2, 18h às 21h
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
50 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Link de inscrição: https://forms.gle/cMMkeBJYp7eZATcZ7
Sinopse: Nesta palestra será apresentado o pensamento, a trajetória,e
a obra de Lygia Clark por meio de seus "Objetos Relacionais" como
dispositivos para interconexão entre espaço interno e externo, corpo e
cosmo. Lygia Clark foi pintora e escultora brasileira nascida em Minas
Gerais, pioneira da arte-abstrata e dedicou-se ao estudo do espaço e da
materialidade. A radicalidade com que explorou as potencialidades
expressivas dos planos levou-a a desdobrá-los. Interessada em despertar
todos os sentidos do público, mergulhou nas trocas sensoriais para
criar uma linguagem relacional. A artista Lygia Clark se autodenominava
propositora ou canalizadora de experiências, e assim, criou
possibilidades terapêuticas da arte sensorial e dos objetos em
relação com o corpo, com objetivo de ampliar a percepção, retomar
memórias ou provocar diferentes emoções.
PALESTRA: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO
Coordenação: Sirley Alencar
Datas e horários: 4/2 - 14h às 16h
60 Vagas
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: interessados em geral
Seleção: Primeiros inscritos
Link de inscrição: https://forms.gle/q1Zf3Kujams3Wk7q9
Sinopse: A animação divide suas raízes históricas com o cinema. Os
primeiros experimentos para transformar imagem em movimento usaram
imagens criadas à mão. Magia, arte e ciência estiveram nos
primórdios do cinema de animação. Arte rupestre, brincadeiras de luz
e sombra ou óculos de realidade virtual: não importa a tecnologia
empregada, a animação surge quando se tem o desejo de contar
histórias através do movimento.
OFICINA: INTRODUÇÃO AO JOGO
Coordenação: Simone Ordones (Grupo Galpão)
Datas e horários: 8 e 10/2, 14h às 16h
Inscrições: 10/1 até 27/1
25 Vagas
Público-alvo: estudantes de teatro em fase iniciante e pessoas
interessadas em conhecer a prática teatral.
Seleção: análise de ficha de inscrição
Link de inscrição: https://forms.gle/yPYtDigGChf8vJxu7
Sinopse: A oficina se propõe a explorar alguns dos elementos
fundamentais para estudo e trabalho no teatro: sensibilização,
consciência do corpo e do espaço, conhecendo vocabulários básicos
tais como escuta, atenção, disponibilidade, energia e observação. A
partir de exercícios de concentração, improvisação, expressão
corporal, vocal e leitura de textos, o aluno terá a oportunidade de
desenvolver a percepção de si mesmo, do outro e do coletivo.
INTRODUÇÃO AO CINEMA QUEER
Coordenação: Fabrício Vilela
Datas e horários: 8/ 2, 18h às 21h
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
30 Vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Link de inscrição: https://forms.gle/63mTV1upkNm3QSFW6
Sinopse: A presente palestra tem como objetivo apresentar uma
introdução ao cinema queer. Esse cinema alternativo emerge na década
de 1990 nos Estados Unidos da América, idealizado por cineastas gays e
lésbicas. A perspectiva desse cinema objetivava apresentar alguns
estilos de vida de pessoas gays, lésbicas e trans e confrontar o cinema
mainstream, criticando a heterossexualidade compulsória. O rótulo de
cinema queer foi dado pela estudiosa de cinema B. Ruby Rich. Nesta
palestra almejo apresentar os conceitos gênero, sexualidade, teoria
queer, cinema queer e exibir algumas intervenções queer no audiovisual
no Brasil.
FREUD É MUITO BLACK MIRROR
Coordenação: Thiago Neres e Fábio Moreira Vargas
Datas e horários: 10/2, 18h às 21h
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
60 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: interessados em geral
Link de inscrição: https://forms.gle/JRQ3yyNKPoA8HGhR8
Sinopse: Nesta oficina vamos mergulhar fundo em alguns episódios da
série e analisar quais conceitos estão sendo tratados, como estão
sendo tratados e o por que foram os escolhidos para estruturarem as
narrativas em que se encontram. Vamos também analisar paralelos com a
teoria escrita de Freud a partir de outras histórias clássicas que ele
teve como base para suas teorias e como a série faz uso delas, para
mostrar que Freud é muito Black Mirror.
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO CULTURAL MUSICAL EXECUTIVA
Coordenação: Cida Gonçalves
Datas e horários: 11/2 - 14h às 16h
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
50 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Estudantes, produtores e pessoas interessadas no tema,
acima de 16 anos.
Link de inscrição: https://forms.gle/p5jWRVMx1KwVkAZc8
Sinopse: Um produtor cultural musical está envolvido em todas as etapas
de um projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até
a apresentação final e avaliação dos resultados. Ele faz a ponte
entre os setores de criação artística e de gestão de um projeto
cultural. Dependendo do projeto ou show, esse profissional pode se
envolver com questões técnicas e operacionais ou desenvolver
atividades de gerenciamento de projetos como um todo. Nessa oficina
serão apresentados conteúdos referentes à atividade deste com
ênfase na área musical e executiva.
OFICINA: A ENERGIA DA PALAVRA
Coordenação: Lydia Del Picchia (Grupo Galpão)
Datas e horários: 15 e 17/2, 14h às 16h
Inscrições: 10/1 até 27/1
30 Vagas
Seleção: Análise de ficha de inscrição
Público alvo: Atores, dramaturgos, músicos, estudantes e pesquisadores
de teatro.
Link de inscrição: https://forms.gle/X9bbMvvrhBKcAgTo9
Sinopse: A oficina focaliza o estudo do texto e a emissão da palavra
através de estímulos vocais e corporais, leituras de textos e poemas,
propondo ao ator uma investigação sobre o entendimento daquilo que
conecta o trabalho em sala ao momento da cena, desenvolvendo princípios
como o jogo e a polifonia, de maneira que o participante possa
desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e concentração
OFICINA: POESIA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Caroline Maciel
Datas e horários: 16, 18 e 23/2, 14h às 16h
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
30 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público alvo: Interessados a partir de 16 anos
Materiais necessários: Caderno e caneta para exercícios de escrita.
Link de inscrição: https://forms.gle/pubUf86Tyxw7XzNH8
Sinopse: A oficina compartilhará leitura de poemas, apresentando
características do gênero literário e breve cenário da poesia
contemporânea. Os participantes serão convidados a experimentar a
escrita criativa e compartilhar suas produções.
ENCONTROS LÍRICOS COM O BARBEIRO DE SEVILHA, DE GIOACHINO ROSSINI
Coordenação: Sergio Casoy
Datas e horários: 16 e 17/2, quarta e quinta-feira, 18h30 às 20h30
50 Vagas
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-Alvo: interessados
Link de inscrição: https://forms.gle/a8Pj32bpvrvVfrJD7
Sinopse: O formato denominado “Encontro Lírico” consiste em,
tomando uma determinada ópera como tema, discorrer sobre suas origens e
detalhes que envolvem sua criação – apoiada por exibição de
imagens via Power Point – e a em seguida exibir e comentar, em vídeo,
seus trechos mais significativos, retirados de várias produções
daquela ópera para que os alunos possam, além de se familiarizar com o
canto, comparar e constatar às várias possibilidades de produção
teatral que um mesmo tema pode oferecer. Com Sergio Casoy, professor e
pesquisador de música lírica, autor de “A invenção da ópera” e
"Ópera de outros cantares”.
OFICINA: GRUPO GALPÃO - UMA HISTÓRIA DE TEATRO
Coordenação: Eduardo Moreira (Grupo Galpão)
Datas e horários: 22 e 24/2, 18h às 20h
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas
60 Vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Público alvo: Atores, estudantes, pesquisadores de teatro e das artes
em geral.
Link de inscrição: https://forms.gle/QKWtFaJ11FDKTY486
Sinopse: A oficina " Grupo Galpão - Uma história de teatro" propõe o
cruzamento das montagens do grupo Galpão, feitas ao longo de quase 40
anos, com a história do teatro e seus diferentes gêneros e estilos.
Passeando pela tragédia grega, os autos medievais, a Commédia
dell'arte, o teatro popular e barroco, o teatro Elizabetano, a Comédia
clássica, o teatro realista e a dramaturgia de Anton Tchékhov, o
teatro épico de Brecht e a performance da cena contemporânea e as
referências de trabalho de alguns dos principais encenadores
brasileiros e estrangeiros com quem o Galpão trabalhou, a oficina vai
relacionar tais tópicos com as montagens e workshops desenvolvidos pelo
grupo.
OFICINA: UMA BREVE EXPERIÊNCIA DE GRUPO
Coordenação: Julio Maciel (Grupo Galpão)
Datas e horários: 8 e 10/3, 18h30 às 20h30
Inscrições: 10/1 até 27/1
30 Vagas
Público-aula: Atores, estudantes, pesquisadores de teatro.
Seleção: análise pela ficha de inscrição
Link de inscrição: https://forms.gle/YheERD5CFEHuDMWm7 [3]
Sinopse: A oficina tem como objetivo investigar algumas questões do
fazer teatral hoje, através de práticas e trocas de experiências
entre os artistas envolvidos: Como continuar produzindo arte? Quais
possibilidades para a criação poderiam se abrir neste momento de
isolamento? Como atenuar a falta da presença física na sala de ensaio?
Como se sentir parte de um grupo e manter a energia para o trabalho de
criação online? A partir destas perguntas, que devem permanecer
abertas, vamos exercitar coletivamente nossa capacidade de jogo e
interação no trabalho com a criação virtual.
Contamos com sua presença!
Atenciosamente,
Equipe Oficinas Culturais
Formação para o Interior, Litoral e RMSP
.
.
.
.