Piratininga, segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 Telefone (14) 3265-9530

Turismo - Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2023

PIRATININGA REGRESSA AO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

O Município de Interesse Turístico de Piratininga está de volta ao Mapa do Turismo Brasileiro. Após cinco anos de ausência desta plataforma do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, o município apresentou indicadores em 2022, voltou a ser categorizado e a figurar no mapa.

Segundo Élton Augustus Clementino, presidente do COMTUR de Piratininga, o município literalmente voltou a fazer parte do mapa de municípios turísticos brasileiros. “Nós, do COMTUR, nos empenhamos em dar nossas contribuições para o desenvolvimento do turismo em esfera local e procuramos manter o Conselho ativo e com a documentação em dia para apoiar Políticas Públicas como essa”, disse ele.

Para Jorge Luis Dias, Prefeito Municipal, é uma excelente notícia para Piratininga o recebimento de mais uma certificação no turismo. “O trabalho de gestão de documentos e de indicadores gera resultados. Garante visibilidade ao município em uma plataforma importante e nos deixa entusiasmados para, junto com os empreendedores em turismo do nosso município, desenvolvermos mais ações para fortalecermos a economia do turismo em nosso destino. Ainda temos muito por fazer”, ressaltou o prefeito.

Piratininga integra a Região Turística do Coração Paulista e teve a sua certificação emitida no último dia 12 de janeiro. Em 2018 o município já havia conquistado a classificação de MIT – Município de Interesse Turístico, certificação em esfera estadual que deu direito aos recebimentos anualmente recursos da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens para investimento em infraestrutura turística mediante apresentação de projetos.

Sobre o Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro, por meio da plataforma SISMAPA, é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo, do Governo Federal, no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

De acordo o Ministério do Turismo, essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 30/01/2023 08:50:39