Cultura - Segunda-feira, 06 de Fevereiro de 2023

COMTUR DE PIRATININGA SE REÚNE PELA SEGUNDA VEZ EM 2023

O Conselho Municipal de Turismo do Município de Interesse Turístico de Piratininga realizou a segunda feira, 06 de fevereiro de 2023, às 07h30, a segunda Reunião Ordinária neste ano. Com participação de 14 membros diversos foram os assuntos que integraram a ordem do dia.

Foi apresentado o Planejamento das Ações de 2023 por parte do Governo Municipal, além do Relatório Anual de Atividades 2022. Os Grupos de Trabalhos de Sinalização de Orientação Turística Rural e do I Circuito Gastronômico de Piratininga fizeram apresentações e mostraram os andamentos dos trabalhos. O evento gastronômico, iniciativa do COMTUR e previsto para março, necessitou ser reprogramado para o início em junho.

Foi deliberado também sobre a solicitação de uma visita técnica à sede da Fazenda São Pedro, da Dexco Agudos, para se avaliar a possibilidade de uso público e turístico do imóvel no futuro. Foram abordadas informações sobre o Orçamento do Turismo 2023, Calendário Municipal de Eventos Turísticos, Pesquisa CIET-SETUR, Capacitações articuladas para empreendedores rurais, artesanato e comércio (parcerias SEBRAE-SP, SENAC e SENAR-SP), releitura da logomarca do COMTUR e atualização dos membros do Conselho.

O Cel. Jorge Duarte Miguel, Coordenador Municipal de Cultura e Turismo, esteve presente à reunião e a avaliou como positiva. “Temos conseguido avançar nas políticas públicas voltadas para o turismo em Piratininga visando mantê-la como MIT. Muitas ações tem sido feitas, mas temos consciência de que temos mais trabalho pela frente para evoluirmos ainda mais. A pauta desta reunião demonstra o interesse nosso e dos membros do COMTUR em progredirmos juntos”, ressaltou o Coordenador. Esteve presente também à reunião o vereador Osni Azzi, Presidente da Câmara Municipal de Piratininga.

Recentemente Piratininga retornou ao Mapa do Turismo Brasileiro depois de 05 anos de ausência na plataforma do Ministério do Turismo do Governo Federal. Sua qualificação como Município de Interesse Turístico pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo se deu em 2018.