Turismo - Terça-feira, 30 de Maio de 2023

“População de Piratininga aprova turismo, revela pesquisa CIET-SETUR”

O Município de Interesse Turístico de Piratininga, com apoio do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, participou no início de 2023 de uma mobilização para se responder a uma pesquisa estadual do CIET – Centro de Inteligência da Economia do Turismo. O centro de estudos pertence à Secretaria Estadual de Turismo e Viagens e a pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos paulistas em relação ao desenvolvimento do turismo.

Munícipes de Piratininga, na oportunidade, responderam 201 pesquisas on line, número expressivo para o seu porte. O resultado assegurou o direito de receber um recorte específico com os indicadores locais, algo que apenas 33 dos 645 municípios paulistas conquistaram.

Cel. Jorge Duarte Miguel, Coordenador de Cultura e Turismo, destaca o engajamento da Prefeitura Municipal, do COMTUR e dos empreendimentos nesta pesquisa. “Percebemos que o turismo é um assunto relevante para o piratiningano, por esta razão foram tantas respostas. E é muito importante saber o que o nosso cidadão pensa do turismo”, disse ele.

Em recente reunião do COMTUR de Piratininga, no mês de abril, os indicadores foram apresentados para uma primeira análise de seus membros. Élton Augustus Clementino, Presidente do Conselho, registrou a representatividade do recorte e dos resultados. “Municípios expressivos no turismo paulista conquistaram o recorte de pesquisa. Estâncias Turísticas como Barretos, Bertioga, Santos, São Sebastião, Ilhabela, Olímpia, e MITs como Jundiaí, Botucatu, Marília, Santo André, entre outros. Piratininga apareceu entre estes municípios. Isto é muito bom, assim como é muito bom ver um cidadão otimista quanto ao turismo local e da região. Muitas pessoas trabalham com segmentos do turismo em Piratininga. E com trabalho sério podemos assumir ainda mais relevância no cenário turístico estadual”, destaca ele.

Para Jorge Luis Dias, Prefeito Municipal de Piratininga, o resultado demonstra um reconhecimento da população de que o turismo pode trazer muitas oportunidades. “A pesquisa, feita por uma instituição conceituada como o CIET, é muita esclarecedora. A grande maioria da nossa população entende que o turismo pode ser bom não só para o turista, mas também para quem mora no município. Em que pesem algumas críticas e deboche de uma minoria nossa população reconhece e deseja que a economia do turismo aumente para gerar oportunidades de emprego e geração de riqueza sem descuidar da limpeza e da segurança”, disse ele. E concluiu: “Estamos no caminho certo como destino turístico. Vamos continuar seguindo nosso Plano Diretor de Turismo, investindo em turismo e apoiando o empreendedorismo neste setor da economia”.

Abaixo seguem os resultados da pesquisa