Cultura - Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2024

REUNIÃO DO COMTUR

COMTUR recebe novos membros e reelege seu presidente

O COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Piratininga se reuniu nesta segunda-feira, 05 de fevereiro, às 07h30, no Novo Thermas de Piratininga, para a segunda reunião do ano de 2024. Na pauta o acolhimento de novos conselheiros e conselheiras da sociedade civil interessados em participar do COMTUR e as eleições para a presidência do colegiado.

Participaram da reunião 17 pessoas que aclamaram Élton Augustus Clementino para a presidência do Conselho por mais dois anos tendo Adriana Merlin como Secretária-Executiva sendo reconduzida para o mesmo período.

Foram criadas e ajustadas cadeiras da Sociedade Civil no Conselho e tratada a necessidade de atualização da lei municipal do COMTUR por solicitação do Conselho Estadual do Turismo, algo importante de ser feito por ocasião do ranqueamento dos municípios turísticos que deve ocorrer em abril de 2024.

Na reunião conselheiros e conselheiras também fizeram elogios às feiras de produção rural e de alimentação realizadas no município, assim como às obras relacionadas ao turismo e áreas correlatas feitas recentemente. Também reivindicaram melhorias na drenagem das águas em ruas do centro da cidade e melhorias relacionadas às quedas de energia ocorridas em Piratininga.

Foram pontuadas as necessidades de retomada e priorização de projetos relacionados à sede da Fazenda São Pedro, de propriedade da DEXCO, do Parque Urbano às margens do Córrego do Veado, em parceria com a Bracell, e de melhorias no Conjunto Arquitetônico Ferroviário, com recursos do DADETUR e necessidade de aprovação do CONDEPHAAT. Por fim, foi tratado do planejamento para a Revisão do Plano Diretor de Turismo de Piratininga para o período 2024-2026.

Estiveram presentes à reunião empreendedores do turismo local e autoridades, entre elas Osni Azzi, vereador e Presidente da Câmara, Rafael Gasparello, vereador, e Cel. Jorge Duarte Miguel, Coordenador Municipal de Cultura e Turismo.