O município de Piratininga apresenta diversas áreas de preservação permanente, APP, rurais carentes de vegetação nativa.
Essa vegetação nativa é de estrema importância para o desenvolvimento de ecossistemas e manutenção de nossos rios.
Aproximadamente 50% do território do município está dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) Estadual do Rio Batalha e sua produção hídrica é de estrema importância para a região.
Os produtores rurais e grandes empresas detêm a maior parte dessas áreas carentes de reflorestamento. A atividade de reflorestamento é onerosa e muitos produtores não tem condições financeiras nem mesmo técnica para o tal.
Existem muitos produtores que tem boa intenção, porém precisam de incentivos para realizar o reflorestamento.
Com isso, a campanha iniciada em novembro de 2016, possibilita o apoio técnico e doação de mudas aos produtores rurais que por sua vez realizam o plantio e manutenção das mesmas em suas áreas.
As mudas são doadas por empresas do ramo com apoio da prefeitura, dessa vez contamos com a colaboração da ACIFLORA (Associação de Recuperação Florestal e Ecológica da Região de Bauru).
Segundo o proprietário da área, senhor Luiz Carlos Primo Ballalai, esse plantio é a última etapa de um longo trabalho de reflorestamento ao redor de sua propriedade, onde já foram plantadas mais de 50.000 mudas de espécies nativas, colaborando dessa forma com a recuperação das matas de nosso município.
Essa já é a segunda parceria realizada entre prefeitura e produtor rural totalizando plantio de mais de 6.000 mudas entre os anos de 2016 e 2018.
Ações como essa além de serem um marco para o produtor rural, tendo em vista a permanência para futuras gerações, são fundamentais para a manutenção de nossos recursos hídricos, biodiversidade e desenvolvimento sustentável de regional.
Dê uma mão ao Meio Ambiente! Seja você também um Parceiro!
A parceria entre a prefeitura municipal de Piratininga, proprietários rurais e empresas visa a restauração ecológica de áreas degradadas (ou com ausência de vegetação nativa).
Serão priorizadas nas áreas de Preservação Permanente (APP) de nosso município com o objetivo de colaborar com a restauração de matas ciliares e manutenção de nossos recursos hídricos, de flora e fauna.
Somente no Córrego do Veado, importante afluente do Rio Batalha que corta nosso município, foram levantadas cerca de 30 nascentes e mais de 140 ha de áreas de preservação permanente, muitas delas degradadas e carentes de proteção ciliar.
A Prefeitura poderá colaborar, entre outras ações, com a viabilização de doações de mudas e apoio técnico, de contrapartida os interessados em preservar suas áreas e afins assumem o compromisso de plantar e zelar pelo bom desenvolvimento das mudas.
Além dos produtores rurais as empresas que possam colaborar de alguma maneira na implantação e manutenção das áreas a serem reflorestadas também são bem-vindas!
Para mais informações entre em contato com o Coordenador de Meio Ambiente, senhor Marcio Henrique, através do telefone (14) 3265-9530 ou pelo email:meioambiente@piratininga.sp.gov.br.
Piratininga