Com a proximidade do Carnaval e de outros feriados, o Centro de Vigilância Epidemiológica, faz um alerta, a todos que pretendem viajar.
Segundo monitoramento da Febre Amarela 2024/2025 (julho/24 até a presente data), pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), dez casos humanos foram confirmados para febre amarela, sendo nove com local provável de infecção (LPI) no estado de São Paulo e um no estado de em Minas Gerais.
MUNICÍPIOS COM REGISTROS CONFIRMADOS:
Casos humanos: Amparo, Campinas, Joanópolis, Socorro e Tuiuti.
Casos em primatas: Bragança Paulista, Campinas, Colina, Joanópolis, Osasco, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro, Pedra Bela, Taquaral e Ribeirão Preto.
Diante desse cenário, recomendamos que todas as pessoas que planejam viajar para áreas com transmissão do vírus ou para regiões rurais e de mata revisem sua carteira de vacinação. Aqueles que ainda não receberam a vacina contra a Febre Amarela, que não possuem a carteira de vacinação ou têm dúvidas se foram vacinados, devem buscar uma Unidade de Saúde com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem.
Além da vacinação, é essencial adotar medidas de proteção individual, como:
Uso de calças e camisas de manga longa; Sapatos fechados; Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo; Uso de mosquiteiro nos berços e carrinhos de crianças menores de 6 meses de idade.
Piratininga