ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA: SAÚDE DE PIRATININGA ZERA FILAS HISTÓRICAS DE VARIADOS EXAMES
Com gestão inovadora e monitoramento em tempo real, município elimina esperas de anos e garante economia aos cofres públicos
Por meio de uma iniciativa inédita de ferramenta de gestão, a Coordenadoria de Saúde de Piratininga conseguiu no primeiro semestre desse ano zerar a fila de diversos exames dos quais pacientes estavam há anos aguardando, como Eletroencefalograma Infantil, Teste Ergométrico, exames Cardio Infantil, Tomografias, Urologia pediátrica, e Cirurgia Eletiva-Yag Laser. E não é só isso, a fila por outros tipos de solicitação como consultas com especialistas como endocrinologista, gastroenterologista, neurologista, otorrino, cirurgias, tipos variados de Ultrassom e demais ações que dependem das vagas de regulação também estão na lista dos procedimentos que têm sido atendidos.
A iniciativa faz parte de uma ação do tipo “radar”, onde a Coordenadoria de Saúde, após fazer no início do ano um levantamento de toda demanda, desenvolveu um método de busca ativa, fazendo de forma constante durante o dia a identificação e consequente adesão por vagas de procedimentos que voltam para a regulação após a desistência de pacientes.
Além de ser eficaz no sentido do atendimento a quem espera pelas vagas, a ação também representa grande economia aos cofres públicos, que em casos mais urgentes acabava tendo que custear muitos desses exames e consultas. “Esse é mais um exemplo de como podemos fazer uma gestão pensando de forma diferente. Nossa esquipes tem buscado maneiras inovadoras de agir e esse é um dos resultados. Quando se economiza de um lado, o recurso que sobra pode ser empregado com mais eficiência, melhorando e ampliando ainda mais o atendimento de saúde”, destacou o prefeito Sandro Bola.
Piratininga